Actividades

HOMEEnglish
Actividades

III Congresso Internacional Mundos Indígenas (COIMI)

De 02-12-2019 a 03-12-2019


2 e 3 de Dezembro | NOVA FCSH — Torre B, Auditório 1, Lisboa, Portugal



Com o subtítulo «Agências, Direitos, Património e História Ambiental no passado e no presente dos povos indígenas da América», a terceira edição do Congresso Internacional Mundos Indígenas terá lugar a 2 e 3 de Dezembro de 2019, na NOVA FCSH, com a participação de 30 investigadores de diferentes universidades.

O  Congresso Internacional Mundos Indígenas (COIMI)  é um evento bianual criado no âmbito do Seminário Permanente Mundos Indígenas - América que teve lugar na NOVA FCSH, entre os dias 27 a 28 de Abril de 2015, organizado pelo CHAM, Universidade Federal de Campina Grande, Universidad Pablo Olavide e Instituto de Investigação Científica Tropical.

O COIMI foi criado com o objectivo de construir uma rede colaborativa de âmbito nacional e internacional para as discussões interdisciplinares sobre a história dos povos indígenas da América. Pretende-se ampliar diálogos entre investigadores indígenas e não indígenas para a construção de novos caminhos teórico-metodológicos sobre a investigação acerca dos povos tradicionais do século XVI até o tempo presente. Procura-se também divulgar as acções em prol da memória, património cultural, ambiental, história, educação e direitos indígenas no âmbito internacional.

II Congresso Internacional do Seminário Permanente Mundos Indígenas com o tema «Diálogos sobre história, direito e educação: séculos XVI aos dias actuais» teve lugar na NOVA FCSH entre os dias 13 e 15 de Novembro de 2017. E em 2018 realizou-se com o título II Congresso Internacional Mundos Indígenas na Universidade Federal de Campina Grande e na Universidade Estadual da Paraíba, entre 27 e 30 de Junho de 2018, organizado pela Universidade Federal de Campina Grande e Universidade Estadual da Paraíba, com o apoio do CHAM, com resultados extremamente profícuos e assertivos.

 
Em 2019 o III COIMI regressa à Europa, tendo lugar na Maison de La Recherche (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, França) 25 e 26 de Novembro, na Universidad Pablo Olavide (Sevilha, Espanha) 28 e 29 de Novembro e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa de 2 e 3 de Dezembro.





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc

Apoio
- UPO
- Sorbonne Nouvelle - Paris 3




Programa - Portugal(.pdf)

Programa - Espanha(.pdf)

Programa - França(.pdf)