Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Colóquio Internacional «Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia. Itinerários turísticos do património gastronómico e vinícola»

De 08-10-2020 a 09-10-2020


S. Miguel, S. Jorge e Pico

 



APRESENTAÇÃO


Este colóquio acontece no seguimento do projecto «TASTE - Taste Azores Sustainable Tourism Experiences» contando com a organização do CEEAplA; CHAM Açores; Misericórdia das Velas e Casa da Madeira nos Açores.

O imaginário histórico-cultural do mundo insular dos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, sustenta-se de práticas ancestrais, baseadas nas memórias da sua identidade coletiva. Os hábitos alimentares constituem um dos pilares dessas reminiscências, aliados, em muitos momentos, às práxis de subsistência e à criatividade das suas populações, condicionadas pela insularidade e a aspereza do território inóspito.
Paralelamente a religiosidade tornou-se um fator unificador de uma certa forma de sociabilização do insular, criando um conjunto de elementos identitários que ultrapassam o sagrado e transcendem o profano, alicerçando-se em experiências alimentares enquadradas nos diversos momentos do calendário cristão.


A existência de uma cozinha tradicional insular nas ilhas da Macaronésia é, pois, subordinada às questões de identidade nestes arquipélagos, através dos seus laços históricos, das suas afinidades biogeográficas e da própria cultural que une estas regiões insulares, situadas no Atlântico Norte, compostas por um total de 28 ilhas habitadas, extensíveis aos continentes europeu e africano.

O projecto «Taste Azores Sustainable Tourism Experiences» propõe a debate, neste colóquio um conjunto de temas que percorrem a História e Património na Gastronomia das Ilhas; os Manjares da Macaronésia: receitas e receituário; Questões de Marketing no Turismo Gastronómico e ainda os «"Enlaces” entre a Gastronomia e a Vinicultura».

Estes conhecimentos das similitudes da cultura gastronómica, dos arquipélagos da Macaronésia, têm como propósito, inserido no projecto «TASTE», contribuir para o incremento da produção científica de qualidade, orientada para a especialização, contribuindo assim, para a promoção do turismo nos Açores, inserido no espaço da Macaronésia, através da valorização da gastronomia e da produção vinícola regional. O património gastronómico regional, constituinte intangível do património cultural, tem demonstrado ser uma fonte de diferenciação e de base de iniciativas de valorização da oferta turística dos destinos.

Vincadamente reflexo da cultura local, a herança gastronómica e vinícola dos Açores pode constituir um fator de diferenciação e valorização da oferta do destino Açores, interligando a produção dos setores primários e secundários com as tradições, numa combinação única de experiências sensoriais e racionais, distintas em cada uma das nove ilhas que potenciem o desenvolvimento de uma estratégia de turismo sustentável no arquipélago.



COMISSÃO ORGANIZADORA
Duarte Nuno Chaves
Élia de Sousa
Flávio Tiago
Frederico Maciel
Hugo Brás
Manuel Francisco Costa Júnior
Maria Manuel Velasques
Susana Sardinha
Teresa Tiago

COMISSÃO CIENTÍFICA
Duarte Nuno Chaves (CHAM)
Flávio Tiago (UAc)
Helena Rebelo (UMa)
Teresa Tiago (UAc)

 

Nota Informativa

Na sequência da situação pandémica, referente ao Covid-19, que levou à implementação do Estado de Emergência, por parte de Portugal, Espanha e mais recentemente de Cabo Verde e, ainda, atendendo ao facto de estarmos longe do pico desta crise de saúde pública (que aponta para o final do mês de maio em Portugal), consideramos não existirem condições para a realização do evento na data assinalada para esse efeito (01-07-2020 a 04-07-2020). 
Dadas as atuas circunstâncias, teremos que reformular a realização desta atividade.
 
1. O reagendamento do evento para os dias 8 e 9 de outubro, caso existam condições de saúde pública para a sua efetivação física, bem como os requisitos logísticos, nomeadamente a dispensa às restrições de viagens aéreas. Vamos avaliar a possibilidade de realizar as apresentações de forma virtual, através de videoconferência, possibilitando a participação dos colegas que estão no continente português e nos outos arquipélagos.
 
2. Não estando condicionado pelo atual estado pandémico, encontra-se a edição em formato de livro, com o resultado dos trabalhos de investigação propostos ao referido evento, com uma previsão de edição dos textos para o ano de 2021.





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc




Cartaz | Poster(.pdf)

Projecto TASTE(Web)