Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Ciclo de Conferências «As Mulheres na História»

07-02-2020


21h30 | Biblioteca Municipal de Alhos Vedros

Conferência «Mulheres e escrita» por Pedro Urbano (IHC)



Resumo:
O que torna alguém escritor? É necessário ter obras publicadas para se ser autor? E no caso das mulheres, que durante tanto tempo teve maior dificuldade no acesso à educação e à cultura escrita? Nesta conferência iremos olhar para o desenvolvimento de escritos de autoria feminina produzidos ao longo do século XIX português, como correspondência e diários, que permitem reconstruir histórias de vida, pensamentos, emoções e ambições de muitas mulheres já esquecidas.

Pedro Urbano é doutorado em Ciências Históricas pela NOVA-FCSH, com a tese financiada pela FCT intitulada “Nos bastidores da Corte”: O Rei e a Casa Real na crise da Monarquia – 1889-1908, trabalho que venceu a 23ª edição do Prémio Victor Sá de História Contemporânea da Universidade do Minho. É investigador integrado do IHC, tendo participado em diversos projectos de investigação em várias universidades portuguesas, bem como em redes europeias de investigação. Actualmente é investigador júnior da NOVA- FCSH, com o projecto Women (e)go: nineteenth century Portuguese female self-writing. É também professor na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich.

 
Ciclo de Conferências «As Mulheres na História»
Entre Janeiro e Abril de 2020 decorre, na Biblioteca de Alhos Vedros, o Ciclo de Conferências sobre «As Mulheres na História», organizado pelo CHAM e pelo CACAV-Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros. Contando com a participação de Mariana Pereira, Pedro Urbano, Indira Leão, Maria Barreto Dávila, Noemi Alfieri e Ana Teresa Hilário, este ciclo pretende reconstituir e levar ao público não especializado a história das mulheres em diferentes contextos, épocas e espaços.





Comissao Organizadora



Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- CACAV




Cartaz | Poster(.pdf)