Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Ciclo de Conferências «As Mulheres na História»

21-02-2020


21h30 | Biblioteca Municipal de Alhos Cedros

Conferência «Mulheres e Inquisição» por Indira Leão



Resumo:
Esta comunicação insere-se no trabalho que temos vindo a desenvolver na dissertação de mestrado intitulada: “Entre a transgressão e a moralidade. As Mulheres e a Inquisição no Portugal Moderno (Século XVII). Sentenças do Tribunal do Santo Ofício - Lisboa, Coimbra e Évora.” Pretendemos refletir sobre a atuação do Santo Ofício no julgamento e condenação de mulheres, e saber quem elas eram e quais os crimes que cometeram.

Indira Leão é licenciada em História na Universidade Nova de Lisboa e começou o seu mestrado em História Moderna e dos Descobrimentos em 2017 na mesma instituição. Neste momento está a desenvolver a sua tese de mestrado. O seu interesse pela História de Genéro e das Mulheres manifestou-se durante a sua licenciatura, sendo que a estadia em Madrid, na Universidade Complutense, no âmbito do programa ERASMUS foi determinante para aprofundar os seus conhecimentos bibliográficos sobre estas temáticas. Tem vindo a participar em congressos nacionais e internacionais. 

 
Ciclo de Conferências «As Mulheres na História»
Entre Janeiro e Abril de 2020 irá decorrer, na Biblioteca de Alhos Vedros, o Ciclo de Conferências sobre «As Mulheres na História», organizado pelo CHAM e pelo CACAV-Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros. Contando com a participação de Mariana Pereira, Pedro Urbano, Indira Leão, Maria Barreto Dávila, Noemi Alfieri e Ana Teresa Hilário, este ciclo pretende reconstituir e levar ao público não especializado a história das mulheres em diferentes contextos, épocas e espaços.





Comissao Organizadora



Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- CACAV




Cartaz | Poster(.pdf)