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Congresso Internacional «Espelhos de Mercúrio. A Representação do Comércio nas Monarquias Ibéricas 1500-1800»

07-11-2020


Lagos

Programa provisório já disponível aqui.



Este congresso internacional tem como propósito reunir especialistas interessados em estudar o comércio através da sua representação.
Embora a valorização social do comércio tenha vindo a mudar ao longo do tempo, a sua imagem tem sido, na generalidade, profundamente negativa em quase todas as sociedades tradicionais. No mundo ocidental, o cristianismo estigmatizou moralmente o ofício do comércio e a sua identificação com determinadas minorias sociais favoreceu a exclusão e a auto-marginalização. A partir do descobrimento do Novo Mundo, o comércio ganhou progressivamente uma dimensão relevante nas relações inter-estatais e, por conseguinte, o estatuto da actividade comercial alterou-se. Com o tempo, o comerciante melhorou a sua imagem social até chegar a ser modelo ou exemplo de conduta.
Esta transformação torna o período entre os séculos XVI e XVIII particularmente relevante para o estudo da complexa dinâmica de transformações nas percepções culturais sobre o comércio. Espanha e Portugal figuram, neste período, como potências em que a luta pela hegemonia comercial ocupou, desde o início, um lugar de destaque. As monarquias ibéricas tiveram de acomodar comunidades de comerciantes de diversas origens e conferir-lhes reconhecimento jurídico e institucional, assim como relacionar-se com aqueles que eram de outras culturas. Em ambas monarquias proliferaram discursos acerca da condição social, cultural e política do comerciante. Em simultâneo, a actividade destes agentes contribuiu para conhecer, identificar e divulgar uma ampla diversidade de matérias-primas convertidas em mercadorias para o primeiro comércio de alcance global. Finalmente, as monarquias ibéricas partilharam uma experiência de decadência imperial que, na altura, foi interpretada, em grande medida, em termos de declínio comercial, e para cuja superação, já no século XVIII, Portugal e Espanha tiveram de incorporar novas formas de pensar e promover o comércio e os comerciantes.



Comissão organizadora:
Nunziatella Alessandrini
Carla Vieira
Nina Vieira
Rui Manuel Loureiro
José Martins





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc




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