Actividades

HOMEEnglish
Actividades

ERC Synergy Grant - 4-OCEANS

De 05-11-2020 a 26-11-2020


CHAM ganha, para Portugal, a primeira ERC Synergy Grant nas Humanidades com o projeto 4-OCEANS.
4-OCEANS recebe 10 M€ de financiamento europeu para conhecer o passado dos oceanos.



O projeto, liderado em Portugal por Cristina Brito (CHAM-NOVA FCSH), conta com mais 3 investigadores principais Poul Holm e Francis Ludlow de Trinity College Dublin (Trinity Centre for Environmental Humanities), e James Barrett da Cambridge University (Department of Archaeology).

4-OCEANS tem como objetivo compreender a história da vida marinha nos dois milénios e analisar o seu papel e importância para as sociedades humanas. Serão estudados 4 oceanos: o Ártico, o Atlântico, o Índico e o Pacífico e o foco será em 10 grupos taxonómicos.

Esta é uma investigação em sinergia. Cruza, além de cronologias e geografias, diversas abordagens metodológicas. É um projeto interdisciplinar que envolve 30 investigadores de áreas tão diversas como arqueologia e zooarqueologia,
biologia molecular, história ambiental marinha, ecologia histórica, história económica, social e da ciência, geografia e climatologia histórica, e ainda modelação e humanidades digitais.

4-OCEANS é um projeto atual e urgente, que dará respostas a questões e a desafios societais e ambientais dos próximos anos e décadas.

Os resultados irão informar a Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.





Sinopse(.pdf)