Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Congresso «A hecatombe da guerra. Impactos na saúde, demografia e pensamento contemporâneo (séculos XIX-XXI)»

De 19-06-2017 a 20-06-2017


FCSH/NOVA, Edifício ID, Sala Multiusos 2 e 3 (piso 4)

Programa disponível aqui



Este congresso tem por objectivo contribuir para uma reflexão aprofundada sobre as consequências das guerras na saúde das populações civis e militares e os efeitos demográficos daí decorrentes. Qual terá sido a evolução da mortalidade militar e civil, incluindo a mortalidade infantil, durante e após um conflito armado? Terá este causado desequilíbrios na distribuição sexos, na composição da estrutura etária da população ou até no aceleramento do envelhecimento demográfico? De que forma foi a fecundidade afectada? Alguns estudos mencionam, no pós-guerra, o aumento do número de divórcios e da separação de casais, enquanto outros insistem na rápida recuperação do mercado matrimonial. Então como reagem, por exemplo, as noivas que ficaram por casar ou as viúvas de guerra? 

 

Comissão Organizadora: Helena da Silva (IHC-FCSH/ NOVA e GRIC-Université du Havre), Paulo Teodoro de Matos (CHAM-FCSH/ NOVA-UAc) 

 

Comité Científico: Ana Paula Pires (IHC-FCSH/NOVA e Stanford University), Antoinette Fauve-Chamoux (EHESS-CNRS), Diego Ramiro Fariñas (CSIC), Helena da Silva (IHC-FCSH/ NOVA e GRIC-Université du Havre), Ioan Bolovan (Babes-Bolyai University), Luís Andrade (CHAM-FCSH/ NOVA), Paulo Teodoro de Matos (CHAM-FCSH/ NOVA)





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- IHC / FCSH/NOVA




Call for papers(.pdf)

Mais informações | For more information(Web)