Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Congresso Internacional «CERVANTES  E OS  MARES, nos 400 anos do Persiles»

De 16-11-2017 a 18-11-2017


FCSH/NOVA - Torre B, Auditório 1 (piso 1)

As propostas de comunicações devem ser enviadas até 30 de Março de 2017 para o correio electrónico ibericos@fcsh.unl.pt



In memoriam José María Casasayas, o quixotesco e saudoso fundador da Asociación de Cervantistas, que, em 2003, dedicou o V CINDAC a Persiles e, nesse mesmo ano, o realizou em Lisboa.

 

Regressado do cativeiro em Argel, Cervantes esteve em Lisboa. Tinha viajado pela Itália meridional, participado na Batalha de Lepanto, vivido em cativeiro no Norte de África e desembarcado em Barcelona no seu regresso à Península Ibérica, que depois veio a atravessar. Das costas mediterrânicas à costa atlântica, na cidade do Tejo. Na sua última obra, Los trabajos de Persiles y Sigismunda, historia setentrional, publicada um ano depois da sua norte, conta dos mares, ilhas e gentes do Norte e das terras e gentes do Sul por onde peregrinam os seus protagonistas depois de desembarcar em Lisboa. Esta é a primeira cidade de um longo percurso que farão até chegar a Roma. Foi há 400 anos e este congresso pretende celebrá-lo e, assim, homenagear livro e autor.

 

Comissão Organizadora: Maria Fernanda de Abreu (coordenação), Isabel Araújo Branco, Neus Lagunas, Pedro Santa María, Beatriz Moriano, Eduarda Barata, Miguel Rodrigues Lourenço.





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc




Call for papers (port_eng_spain)(.pdf)

Mais informações | For more information(Web)