Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Exposição «Conventos de Lisboa. Permanências e Metamorfoses»

De 13-10-2017 a 14-01-2018


Inauguração  a 13 de Outubro | 11h30 | Museu Vivo do Franciscanismo, Ribeira Grande, S. Miguel, Açores

Patente ao público até 14 de Janeiro | Entrada livre



A presente exposição decorre do projecto «LxConventos: da Cidade Sacra à Cidade Laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX», financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e desenvolvido entre Maio de 2013 e Novembro 2015, resultou de uma parceria entre o Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA, o Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o Centro de Informática e Tecnologias de Informação da Faculdade de Ciências e Tecnologia. 

Foram objetivos do projecto estudar, de forma global e sistemática, a história e arquitetura dos conventos de Lisboa, e compreender a importância e o impacto que a extinção das Ordens Religiosas teve no modo como se processou o desenvolvimento urbano da cidade ao longo dos últimos dois séculos. 

Partindo da perspectiva do fotógrafo José Vicente, esta exposição pretende mostrar a singularidade, a qualidade arquitectónica, o peso histórico e as múltiplas vivências dos antigos conventos de Lisboa. Peças fundamentais da imagem e identidade da cidade, ainda que muitas vezes invisíveis ao olhar. 

 

O conhecimento e a divulgação deste património contribuem para sensibilizar proprietários, decisores públicos e comunidade em geral para a necessidade da sua proteção. Só assim é possível assegurar o legado desta prestigiosa herança patrimonial. Usada e vivida, como as arquiteturas devem ser.





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- CMRG
- Museu Vivo Franciscanismo / CMRG




Cartaz | Poster(.pdf)