Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Congresso Internacional «Tierno Galván: Pensamento e Obra (1918- 2018)»

16-05-2018


14h30-18h00 | NOVA FCSH — Edifício ID, Sala 0.06 (piso 0) | Entrada livre

 



Homenageamos Tierno Galván, figura incontornável da história recente de Espanha, do sistema pós-franquista e de transição para a democracia, por ocasião do centenário do seu nascimento. Doutorado em Filosofia e Letras, Catedrático de Direito Político na Universidade de Murcia (de 1948 a 1953) e também na Universidade de Salamanca (de 1953 a 1965), foi no quadro da oposição ao sistema político saído da Guerra Civil, um militando activo em grupos republicanos e simbolizou nos anos 50 e 60 o descontentamento reinante e o sentimento de oposição e rebelião da comunidade universitária, propondo uma alternativa político-filosófica ao status quo. 

Tendo sido um amigo da cidade de Lisboa, como único estrangeiro galardoado com o título de cidadão benemérito desta Cidade, (Tierno Galván foi distinguido com uma rua em seu nome, na zona das Amoreiras), pensamos ser uma iniciativa fundamental ao sub-grupo «Gerações Hispânicas» recordá-lo no centenário de nascimento, através da realização de um colóquio que visa trazer a Lisboa o Professor Catedrático de Direito António Rovira, seu discípulo, bem como proporcionar o debate filosófico-político em torno das suas principais ideias. Assim também julgamos ser pertinente receber o político Socialista Dr. Sérgio Sousa Pinto que nos fará uma contextualização ibérica no contexto geracional e será ainda apresentado o recente livro do nosso investigador integrado Carlos Gomes intitulado Teoria e Prática em Tierno Galvan.

Programa:
14h30- António Rovira (Keynote Speaker - Universidade Autónoma de Madrid)  
Enrique Tierno Gálvan: 1918 – 2018

15h30- Sérgio Sousa Pinto- (Partido Socialista) 
Enquadramento Político Ibérico da Geração de Tierno Gálvan e Mário Soares

16h- Coffee Break

16h15- Carlos Gomes (CHAM - NOVA FCSH)
A dimensão filosófica em Tierno Galván

16h45- Ana Fonseca Figueiredo (ISCTE-IUL / NOVA FCSH) 
A Comunicação terna de Tierno Galván enquanto Alcaide de Madrid

17h15- António Galrinho (Univ. Sénior de Setúbal)  
O ser português e o ser espanhol - reflexões pessoais. Apresentação da obra de Carlos A. Gomes Teoria e Prática em Enrique Tierno Galván, Edição Temas Originais, Coimbra, 1ª edição, 2017 





Coordenação



Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc




Cartaz | Poster(.pdf)

Programa | Programme(.pdf)