Actividades

HOMEEnglish
Actividades

I Mulherio das Letras — Portugal

De 07-03-2019 a 10-03-2019


7 e 8 de Março | NOVA FCSH — Edifício ID, Salas Multiusos  2 e 3 (piso 4) 
9 e 10 de Março | Palácio de Baldaya

Programa final disponível AQUI.
Siga-nos no Instagram: #Mulherioportugal



Partindo do pressuposto de que as artes e a ciência são ambas um bem colectivo, o I «Mulherio das Letras — Portugal» acontecerá nos dias 7,8, 9 e 10 de Março de 2019. O evento tenciona propor uma abordagem da literatura de autoria feminina que possa estabelecer um diálogo entre a academia e a sociedade civil, entre as escritoras e as leitoras. O evento visa alargar as fronteiras da literatura e da arte, bem como perceber dinâmicas identitárias. Neste sentido, abrirá espaço para ouvir e debater a produção literária e académica de escritoras, artistas, investigadoras, jornalistas, etc. 

 

Com actividades descentralizadas, parte do evento terá lugar na NOVA FCSH da Universidade Nova de Lisboa e parte no Palácio Baldaya, com contextual apresentação de duas colectâneas de poesia e prosa de autoria feminina. 

 

Fruto da colaboração entre o CHAM — Centro de Humanidades e o Palácio de Baldaya, o evento enquadra-se no âmbito da  linha de investigação «História das Mulheres e do Género».

 

O «I Mulherio das Letras — Portugal» tem como inspiração o «I Encontro Nacional do Mulherio das Letras», que ocorreu de 12 a 15 de Outubro de 2017, em João Pessoa, no Nordeste do Brasil. 

 

Compreendemos que os movimentos de mulheres são um componente crucial para qualquer projecto de transformação radical da sociedade. Este evento é, portanto, pensado como uma politica de irmandade, como um lugar de retomada de vozes silenciadas e uma ferramenta de discussão e difusão da produção artístico-cultural de autoria feminina.

 

Contacto: mulheriopt.inscricoes@gmail.com

 

Coordenadora Geral: Elizabeth Olegario
Comissão organizadora - CHAM: Elizabeth Olegario e  Noemi Alfieri
Comissão Organizadora - Palácio de Baldaya:  Adriana Mayrick 
Organização da exposição: João Luís Lisboa


Apoios: Associação dos Escritores Portugueses, In-Finita Lisboa, Mbooks





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- Palácio de Baldaya




Cartaz | Poster(.pdf)

Programa | Programme(.pdf)