Actividades

HOMEEnglish
Actividades

WOMAT - International Research Week

De 13-05-2019 a 17-05-2019


Universidad de La Laguna

Women of the Atlantic Archipelagos (15th-18th Centuries)



Nas últimas décadas, a aplicação dos estudos de género ao campo da História contribuiu para recuperar o papel das mulheres nos processos históricos, até então sub-representado (quando não ignorado) pela historiografia. Além disso, a abordagem de género tem ajudado a gerar uma profunda renovação conceptual e metodológica nesta área do conhecimento.

No caso dos arquipélagos da fachada ocidental do médio Atlântico (Açores, Madeira, Ilhas Canárias, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe), contamos com algumas investigações pioneiras centradas especialmente na compreensão e ponderação da presença de mulheres em diferentes processos e momentos históricos, apesar de se tratar ainda de uma linha de investigação escassa, com abordagens e resultados fragmentários.

Com este seminário internacional pretendemos reunir pela primeira vez investigadores da História das Mulheres dos arquipélagos do Atlântico Médio. O objectivo principal é proporcionar um espaço de encontro e debate que nos permita traçar um estado actual da questão, promover espaços de cooperação e gerar linhas de investigação e projectos conjuntos e/ou complementares.





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- ULL
- Cátedra UNESCO Oceanos




Cartaz | Poster(.pdf)

Mais informações | For more information(Web)

Programa | Programme(Web)