HOMEEnglish
Actividades Periódicas
Seminário Permanente «Leitura e formas de escrita» 

As sessões mensais do Grupo de Investigação «Leitura e formas de escrita», abertas a todos os interessados, têm como fito a apresentação e discussão de pesquisas por especialistas sobre temas do seu âmbito, ou seja, a evolução da leitura e das formas da escrita nos seus diversos suportes, nos seus trânsitos, conexões, usos e significados, e sobre os seus sujeitos produtores, mediadores e receptores. Estas sessões iniciaram-se em 2014, no então Centro de História da Cultura, e foram proferidas sobretudo por investigadores portugueses e brasileiros. Permitiram a divulgação de dezenas de palestras junto dum público heterogéneo, com formações e interesses variados. A partir de 2020-21, este fórum académico plural terá como parceiro o Grupo de Investigação «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos», dado o nexo luso-brasileiro de boa parte dos seus debates.



Comissão Organizadora: Daniel Melo e Patrícia Santos Hansen
Organizador: Grupo de Investigação «Leitura e formas de escrita», CHAM
Parceiro institucional: Grupo de Investigação «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos», CHAM (coord. de Isabel Araújo Branco)



Imagem: Fernand Léger, "La lecture" (c.1953)





Comissao Organizadora



Actividades

Seminário Permanente «Leitura e formas de escrita»

30-10-2020

14h00 | NOVA FCSH - Videoconferência

Conferência «Edição e livro no espaço ibérico e ibero-americano no séc. XX» por José Luis de Diego (Univ. Nac. de La Plata, Argentina) e Margarida Rendeiro (CHAM, Univ. Lusíada, Portugal)

Para assistir a esta conferência por via online deve enviar email para daniel.melo@fcsh.unl.pt.

Seminário Permanente «Leitura e formas de escrita»

25-09-2020

10h00 | NOVA FCSH - Torre B, Sala T4 (online)

Conferência «A ofensa aos brasileiros num jornal francês publicado no Rio de Janeiro em 1828 e uma gravura de Debret» por Isabel Lustosa (Fundação Casa Rui de Barbosa)