HOMEEnglish
CHAM — Centro de Humanidades

O CHAM — Centro de Humanidades é uma unidade de investigação inter-universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e classificada com “Excelente” no último exercício de Avaliação e de Financiamento das Unidades de I&D (2013-2014).

Em Setembro de 2013, o CHAM passou a integrar investigadores provenientes das seguintes unidades de investigação: do antigo Centro de História de Além-Mar, do Centro de História da Cultura (CHC), do Centro de Estudos Históricos (CEH) e do Instituto Oriental (IO), convertendo-se num dos maiores centros de investigação portugueses na área da História.

As “fronteiras” são o tema central do projecto estratégico do CHAM para o período de 2015 a 2020. Assente numa sólida base historiográfica, este projecto multidisciplinar irá estudar a fronteira enquanto linha que separou, ao longo da história, uma pluralidade de sociedades e de culturas mas, também, enquanto uma construção social e cultural que promoveu a comunicação e a interacção. Este tema central organiza-se em torno de três problemas estruturantes: a fronteira como uma divisão espacial; a fronteira como uma demarcação intelectual; e a fronteira e a construção de identidades.

Devido ao seu carácter multiforme, a fronteira é um tema que inevitavelmente requer uma aproximação transcultural, bem como abordagens comparativas e multidisciplinares. O CHAM está particularmente bem capacitado para lidar com este desafio, pois reúne investigadores com formação em diversas épocas (desde a Antiguidade ao período moderno e contemporâneo), vários campos disciplinares (Arqueologia, História da Arte, Património, Literatura, Filosofia e História das Ideias) e áreas da História (História Económica, Social, Cultural, Religiosa, Política, da Ciência, dos Livros e das Práticas de Leitura), bem como especialistas em história de diferentes espaços geográficos.

Os investigadores do CHAM estão organizados em nove grupos de investigação, os quais colaboram entre si no âmbito de seis linhas temáticas:
- A Europa do Renascimento, os Velhos e os Novos Mundos;
- Ásia: Povos, Poderes, Intercâmbios;
- Cidades Globais; 
- O Mar; 
- Património e Memória; 
- Teoria e Metodologia.

 

Projecto Estratégico 2015-2020