____________________________________O Castelo de Almeida: origem medieval, reformas manuelinas e reutilização moderna



Estudo do castelo de Almeida e envolvente, a área central desta antiga praça de guerra, com um papel secular de defesa da fronteira terrestre portuguesa. Tratando-se de uma construção de origem medieval, o castelo sofreu importantes obras durante o reinado de D. Manuel I, sob o mando do arquitecto biscainho Francisco Danzilho, que o tornou um dos expoentes máximos da arquitectura militar desta época, apenas comparável com as fortificações que então se erguiam no espaço além-mar. A área objecto de intervenção reveste-se de um grande potencial de valorização histórica e patrimonial.

Entidade responsável: o projecto resulta de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Almeida e o Centro de História de Além-Mar, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores, que visa a identificação, estudo e valorização do património histórico e arqueológico deste município.

Duração: depois de uma intervenção de diagnóstico inicial (2007) e de um primeiro projecto no âmbito do Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos (2009 a 2011), estes trabalhos inscrevem-se como Projecto de Investigação Plurianual em Arqueologia (2012 a 2015).

Responsável: André Teixeira

Financiamento: Câmara Municipal de Almeida


© Centro de História Além-Mar - FCSH-UNL|UAç