____________________________________________________________________________________________Equipa



Andreia Martins Torres
_______________________________________________________________________________________

Contacto:
andreiamtorres@gmail.com

Situação profissional
- Investigadora do Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Janeiro de 2010.

Graus Académicos
- Licenciatura em História, variante de arqueologia, concluída em 2006, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
- Diploma de Estudos Avançados (equivalente a mestrado) em “Arte Indígena Americano: Identidad y Supervivencia”, concluído em 2008, na Faculltad de Geografía e Historia, da Universidad Complutense de Madrid.
- Doutoranda no programa de "Sociedades Americanas: Caracteres Históricos y Antropológicos: Métodos de Análisis", na Faculltad de Geografía e Historia, da Universidad Complutense de Madrid.

Domínio de especialização
- Arqueologia moderna

Publicações mais revelantes
- “Ocupação Tardo Medieval do teatro romano de Lisboa: a propósito de uma estrutura hidráulica – cerâmicas vidradas, esmaltadas e espólio vítreo”, in Arqueologia Medieval, N.º 10. Portugal: Ed. Afrontamento, 2008 (co-autoria com Lídia Fernandes e António Marques).
- “As contas modernas provenientes do Palácio dos Marqueses de Marialva – uma tipologia usada no trato colonial africano, americano e oriental”, in Anais de História de além-mar”, Centro de História de Além-mar da FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2007.
- “Escavações no Largo Duque de Cadaval (Lisboa)” in Almadan, II Série, n.º15, Dezembro de 2007, pp.8-9 (em co-autoria com Teresa Barbosa, Rodolfo Manaia e Telmo Silva)
[disponível on-line en
http://www.almadan.publ.pt/Último%20(geral).htm].


Trabalhos arqueológicos mais relevantes
- Prospecção arqueológica dos limites municipais de Villa Joiosa, Finestrat y Orxeta. Direcção de José Ramón García Gandía.
- Membro da equipa da escavação da Olaria da Garrocheira (Benavente-Ribatejo). Trabalho de campo e desenho de peças. Direcção: Clementino Amaro e Cristina Gonçalves.
- Membro da equipa da escavação do Teatro Romano de Lisboa. Trabalho de campo. Direcção: Lídia Fernandes.
- Membro da equipa da escavação da Azenha de Sta. Cruz. Trabalho de campo. Direcção de Guilherme Cardoso e Isabel de Luna.

 


© Centro de História Além-Mar - FCSH-UNL|UAç