______________________________________________________________________________________________Equipa




Catarina Garcia

______________________________________________________________________________________________________

Contacto:
catarinagarcia@gmail.com

Situação profissional
- Investigadora do Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Janeiro de 2010.
- Técnica Superior da Direcção Regional da Cultura dos Açores na área da gestão do património arqueológico, desde Maio de 2001.

Graus Académicos
- Mestre em História Insular e Atlântica pela Universidade dos Açores, desde Abril de 2009.
- Licenciada em História, variante Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desde Dezembro de 1996.

Domínio de especialização
- Arqueologia e história moderna
- Arqueologia náutica e subaquática

Projectos de investigação arqueológica
- Projecto de Carta Arqueológica Subaquática em colaboração com a Fundação Rebikoff-Niggeler, ao abrigo de um protocolo de cooperação técnica estabelecida entre a DRaC e a FRN, campanhas de 2004 a 2008 na ilha Terceira, Pico e Faial na qualidade de coordenadora científica do projecto.
- Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII (PTDC/HIS-ARQ/104084/2008), do Centro de História de Além-Mar e do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares da Universidade do Porto, coordenado pelo Prof. Doutor José Damião Rodrigues e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desde 2010.
- Arqueóloga co-responsável pelo projecto Baía de Angra 2000 – Registo de madeiras de Angra C e D. Projecto conjunto entre o CNANS, DRC e INA, onde se levou a cabo o registo das madeiras do cadaste de Angra D e madeiras do casco de Angra C, durante Julho e Agosto, sob a orientação científica do Professor Kevin Crisman.
- Arqueóloga responsável pela intervenção de minimização do impacte da obra da marina de Angra do Heroísmo. Intervenção coordenada pelo Museu de Angra do Heroísmo, entre Setembro de 1996 e Março de 1997.
- Membro da equipa de escavação do sítio Ria de Aveiro A, no âmbito de projecto multidisciplinar da Universidade de Aveiro, sob a coordenação do Dr. Francisco Alves, entre 1996-1998.


Publicações mais revelantes
- “Built and Inbuilt Angra D”, in Asia Europe Workshop. Portugal 2008, Lisboa, Instituto Português de Arqueologia / Fundação Oriente, no prelo.
- “A Alimentação a bordo nos séc. XVI e XVII”, in Media Actas, II série, vol. 3 (A cidade e o campo I), Ponta Delgada, Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, 2008/2009.
- “A Arqueologia em contextos de navios de séc. XVI-XVII. Testemunhos açorianos”, in Arquipélago, 2ªsérie, vols. IX-X, Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 2005/2006, pp. 89-104.
-“Angra D: a Shipwreck from Angra Bay, Azores”, in Proceedings International Symposium of Archaeology of Medieval and Modern Ships of Iberian-Atlantic Tradition. Hull remains, manuscripts and ethnographic sources: a comparative approach, Lisboa, Instituto Português de Arqueologia - Trabalhos de Arqueologia 18), 2001, pp. 431-447 (em colaboração com Paulo Monteiro).
- “The Shipwrecks of Angra Bay, 2000-2001”, in The INA Quarterly, College Station, Institute of Nautical Archaeology, 2001, Vol. 28, nº4, pp. 3-11 (em colaboração com Kevin Crisman).


Trabalhos arqueológicos mais relevantes
- Arqueóloga responsável pelos trabalhos de escavação de diagnóstico no Hospital da Boa Nova em Angra do Heroísmo, Março – Agosto de 2010. Intervenção da responsabilidade da Direcção Regional da Cultura dos Açores.
- Arqueóloga co-responsável pelo projecto Baía de Angra 2000-2001 – Registo de madeiras de Angra C e D. Projecto conjunto entre o CNANS, DRC e INA, onde se levou a cabo o registo das madeiras do cadaste de Angra D e madeiras do casco de Angra C durante Julho e Agosto, sob a orientação científica do Doutor Kevin Crisman.
Escavação de emergência dos navios Angra D e Angra C, pelo CNANS-IPA,entre Abril e Outubro de 1998, como co-responsável dos trabalhos e arqueóloga de campo.
- Escavação do sítio de naufrágio da nau N.ª S.ª dos Mártires, no âmbito do programa do Pavilhão de Portugal da Expo’98, Junho - Outubro de 1997, como arqueóloga co-responsável.
- Escavação do sítio Ria de Aveiro A, no âmbito de projecto multidisciplinar da Universidade de Aveiro, sob a coordenação do Dr. Francisco Alves, entre 1996-1998.


© Centro de História Além-Mar - FCSH-UNL|UAç