_____________________________________________________________________________________________Equipa




Cristóvão Fonseca

______________________________________________________________________________________________________

Contacto:
cristovaofonseca@gmail.com

Situação profissional
- Sócio-Gerente e Coordenador de Projectos da Archeosfera, Estudos e Consultoria em Arqueologia, Lda.
- Investigador do Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Abril de 2008.

Graus Académicos
-
Licenciatura em História - variante de Arqueologia, concluída em 2002, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Domínio de especialização
- Arqueologia náutica e subaquática

Projectos de investigação arqueológica
- Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII, do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares - Porto (ICETA Porto/UP), coordenado pelo Prof. Doutor José Damião Rodrigues e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a partir de 2010.
- PIAS – Estudo, Valorização e Monitorização dos Sítios Arqueológicos Angra A, Angra B, Angra E, Angra F e Navio Angra D (Terceira), do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, coordenado pelo Prof. Doutor José Damião Rodrigues e financiado pela Direcção Regional da Cultura (DRaC), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Actividades Culturais da Região Autónoma dos Açores no domínio “Levantamento do Património Cultural”.

Publicações mais revelantes
- "Componente Patrimonial do Estudo de Impacte Ambiental. Ordenamento do Porto da Horta 1.ª Fase - Requalificação da Frente Marítima da Horta (Ilha do Faial, Açores)", in Anais de História de Além-Mar IX, Lisboa, CHAM, 2008, pp. 482-485 (com José António Bettencourt, Patrícia Carvalho e Inês Pinto Coelho).
- “The PIAS Project (Terceira Island, Azores, Portugal). Preliminary results of a historical-archaeological study of a transatlantic port of call”, in Skyllis – Zeitschrift für Unterwasserarchäologie, Heft 1, Pretzfeld, Deguwa, 2009, pp. 62-71 (em colaboraçao com José António Bettencourt e Patrícia Carvalho).
- “Componente Patrimonial do Estudo de Impacte Ambiental. Ordenamento do Porto da Horta 1.ª Fase – Requalificação da Frente Marítima da Horta (Ilha do Faial, Açores)”, in Anais de História de Além-Mar, Lisboa, Centro de História de Além-Mar, 2008 (em colaboração com José António Bettencourt; Patrícia Carvalho e Inês Pinto Coelho).
- "Project PIAS: resultados dos trabalhos de 2006" [on line], in Al-Madan - Adenda Electrónica no n.º 14. Almada: Centro de Arqueologia de Almada (em colaboração com José António Bettencourt e Patrícia Carvalho).
- "A Equipa de Arqueologia Subaquática do Museu Municipal de Portimão – Balanço de Dois Anos de Actividade e Perspectivas Futuras", in XELB 6. Actas do III Encontro de Arqueologia do Algarve, Silves, 20, 21 e 22 de Outubro de 2005.
- "A Terra Sigillata do Fundeadouro de Tróia", in Revista Portuguesa de Arqueologia. Lisboa. 7:1, 2004, p.421-449.

Trabalhos arqueológicos mais relevantes
- Escavação e prospecção arqueológica subaquática integrada no "Estudo de Impacte Ambiental Ordenamento do Porto da Horta 1.ª fase – Requalificação da Frente Marítima da Horta" (Ilha do Faial – Açores, em curso).
- Prospecção arqueológica subaquática integrada no "Estudo de Impacte Ambiental do Projecto das Obras Complementares do Porto da Ericeira", Setembro-Outubro de 2009.
- Escavação arqueológica subaquática (Angra do Heroísmo, Terceira), integrada no Projecto PIAS - Estudo, Valorização e Monitorização dos Sítios Arquelógicos Angra A, Angra B, Angra E e Angra F e Navio Angra D (2006-2009).
- Escavação arqueológica subaquática no Rio Arade da embarcação A1 no âmbito do Projecto ProArade 2005-2006.
- Intervenção arqueológica subaquática no arqueossítio GEO 5 no Rio Arade, Fevereiro-Abril de 2004.



 


© Centro de História Além-Mar - FCSH-UNL|UAç