______________________________________________________________________________________________Equipa

Élvio Sousa

elviomsaousa@sapo.pt

- Técnico Superior do Município de Machico.
- Investigador do CHAM -Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Dezembro de 2009.

- Doutorando em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- Mestrado em História Regional e Local, concluído em 2003 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- Licenciatura em História, Variante de Arqueologia (1996).

- Arqueologia Moderna e Contemporânea
- Cerâmica Arqueológica (séculos XV-XX)
- História do Quotidiano

- EAMA- Estudo da Arqueologia Moderna dos Açores (2008-2011).
- Arqueologia da Época Moderna na Madeira e nos Açores (2006-08).
- Estudo químico e mineralógico da cerâmica do açúcar na Madeira (2003).

- “A Loiça Utilitária das Escavações Arqueológicas do Convento de Jesus, Ribeira Grande”, A Ponte -Revista Cultural da Ribeira Grande, n.º1, Ribeira Grande, pp. 42-51 e 61-62, 2010.
- 500 Anos de Cerâmica na Madeira. Estudo Tipológico de vinte e cinco peças arqueológicas, Machico, ARCHAIS, 2007.
- “A Cerâmica do Açúcar das cidades de Machico e do Funchal. Dados Históricos e Arqueológicos para a Investigação da Tecnologia e Produção do Açúcar em Portugal”, A Cerâmica do Açúcar em Portugal na Época Moderna, Lisboa/Machico, CEAM – Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea, 2006, pp. 10-31.
- Arqueologia da Cidade de Machico. A Construção do Quotidiano nos Séculos XV, XVI e XVII, Machico, CEAM, 2006.
- “Chemical and physical characterization of fragments from ceramic jars called "formas de açúcar" exhumed in the town of Machico, Madeira Island" (em co-autoria com João Silva e Celso Gomes), PRUDÊNCIO, Maria; DIAS, Maria; WAERENBORGH, J. eds, Understanding people through their pottery. Proceedings of the 7th European Meeting on Ancient Ceramics (EMAC'03), Lisboa, Instituto Português de Arqueologia, 2005, pp.263-268.

-Campanha de Trabalhos Arqueológicos no Forte de S. João Baptista, Ilha de Santa Maria, integrado no projecto EAMA – Estudo da Arqueologia Moderna dos Açores (2008, 2009 e 2010).
- Trabalhos arqueológicos na Cidade de Machico (Forte de São João Baptista, 2007; Casa com a Porta Manuelina, 2006; Junta de Freguesia (2006-2000); Alfândega (2000); na Cidade de Santa Cruz (Misericórdia, 2005) e Ilha do Porto Santo (Casa Colombo, 2004).