_____________________________________________________________________________________________Equipa



Gonçalo Lopes

______________________________________________________________________________________________________

Contacto:
goncaloncsl@gmail.com

Situação profissional
- Arqueólogo; Assistente de investigação do Centro de História d'Àquem e d'Além Mar, desde Setembro de 2013.

Graus Académicos
 - Licenciatura em Arqueologia, concluída em Maio de 2011, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
 - Mestrado em Arqueologia, concluído em Dezembro de 2013, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
 - Doutorando em História especialidade de Arqueologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Setembro de 2013.

Domínio de especialização
-
Arqueologia náutica e subaquática; arqueologia moderna.

Projectos de investigação
- Arqueologia marítima da Ria de Aveiro, do Centro de História d'Àquem e d'Além Mar, coordenado pelas Dras. Patrícia Carvalho e Inês Pinto Coelho e pelo Dr. José António Bettencourt, desde 2012.

Publicações mais relevantes
 - «Largo do Chafariz de Dentro em Época Moderna», In Actas do Congresso Internacional de Arqueologia Moderna “Velhos e Novos Mundos”, (2012) organizado pelo Centro de História de Além-Mar.
 - «Valorização do Património Cultural Subaquático de Cascais-Oeiras. O Complexo arqueológico de São Julião da Barra», In Actas das Jornadas do Mar “Reencontro com o Mar no século XXI”, organizado pela Marinha e Escola Naval (Novembro de 2012).
 - «O Poleame e o Massame do naufrágio Ria de Aveiro F (Ílhavo)», In Actas das VI Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica, (Barcelona) (Maio de 2013).
 - «Notícia dos últimos achados arqueológicos na zona ribeirinha de Lisboa: evidências de uma vocação marítima milenar», In Al-madan, II série, Junho de 2013.

Trabalhos arqueológicos mais relevantes
- Escavação da Fortaleza de Azamor, no âmbito da missão arqueológica “Patrimoine maroco-lusitanien dans la région de Doukkala-Abda da Direction du Patrimoine Culturel do governo de Marrocos e do Centro de História de Além-Mar, sob direcção de André Teixeira (Junho de 2011).
- PIAS – Estudo, Valorização e Monitorização dos Sítios Arqueológicos Angra A, Angra B, Angra E, Angra F e Navio Angra D (Terceira), do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação de José António Bettencourt (Julho 2011).
- Acompanhamento arqueológico e escavação, efectuados nas obras de construção de requalificação da frente marítima da Horta (Faial), sob direcção de José Bettencourt (Agosto-Setembro de 2011).
 - Projecto Carta Arqueológica do Concelho de Cascais (ProCASC) e  Estudo, valorização e monitorização do complexo Arqueológico Subaquático de São Julião da Barra/Carcavelos, ambos sob direcção de Jorge Freire (Julho-Agosto de 2012).
- Escavação do naufrágio Boavista 1, no âmbito da construção da nova sede corporativa da EDP (Fevereiro de 2013).

 


© Centro de História Além-Mar - FCSH-UNL|UAç