_____________________________________________________________________________________________Equipa



Jorge Leonel Vaz Freire

______________________________________________________________________________________________________

Contacto:
jorge.vfreire@gmail.com

Situação profissional
- Investigador do Centro de História de Além-Mar, desde Dezembro de 2010.
- Colaborador da Zephyros, Investigação, Conservação e Restauro em Arqueologia, Lda, desde 2009.
- Colaborador da Câmara Municipal de Cascais, entre 2005 e 2010.

Graus Académicos
- Mestrando em Arqueologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-
Licenciatura em História, variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2002).

Domínio de especialização
- Arqueologia náutica e subaquática
- Paisagens culturais marítimas

Projectos de investigação arqueológica
- Arqueologia subaquática no âmbito da requalificação da frente marítima da Horta (Faial), do Centro de História de Além-Mar, entre Abril e Julho de 2010, sob a direcção de José António Bettencourt.
- Carta Arqueológica Subaquática do Concelho de Cascais, da Câmara Municipal de Cascais, desde 2009, como responsável (conjuntamente com António Fialho).
- Investigação para a edição que assinala os cem anos do afundamento do Clipper THERMOPYLAE, da Câmara Municipal de Cascais, coordenada por António Carvalho e Carla Varela Fernandes, entre 2007 e 2009.
Investigação para a exposição/catálogo «Cascais na Rota dos Naufrágios», da Câmara Municipal de Cascais, coordenada por António Carvalho e Carla Varela Fernandes, em 2006.

Publicações mais revelantes
- “Cascais y la Ruta del atlântico. El estableciminento de un puerto de abrigo en la costa de Cascais. Una Primeira Proposta”, in XI Coloquio Internacional de Arte Romano Provincial “Roma y Las Províncias: Modelo Y Difusión”, Mérida, Museo Nacional de Arte Romano, no prelo (co-autoria com António Carvalho).
- “Missão de Avaliação e Levantamento do Sítio Submarino do Clipper Thermopylae”, in Revista Portuguesa de Arqueologia, Lisboa, IGESPAR, 2009, pp. 221-244 (co-autoria com Jean Yves Blot, Ana Vieites, António Fialho e Fabian Reicherdt).
- Thermopylae - A História do Clipper mais Veloz do Mundo, Cascais, Câmara Municipal de Cascais, 2009 (co-autoria com António Fialho, Jean Yves Blot, Augusto Salgado e Cármen Soares).
- “Prospecção Arqueológica Subaquática em S. Pedro e São João do Estoril”, in Al-madan, Almada, Centro de Arqueologia de Almada,2008, II série, nº16,pp. 169-170 (co-autoria com António Fialho, Fabian Reicherdt, Mauro Frota e Ludovino Malhadas).
- “Contributo para o estudo da tecnologia naval romana, a partir da reconstrução gráfica de um navio tipo Corbita”, in Conímbriga XLVI, 2007, pp.275-284 (co-autoria com Nuno Farinha, António Fialho e Fernando Correia).

Trabalhos arqueológicos mais relevantes
- Escavações no âmbito do projecto «Arqueologia subaquática no âmbito da requalificação da frente marítima da Horta (Faial)» (Abril a Julho de 2010), sob a direcção de José António Bettencourt.
-   Limpeza e registo arqueográfico dos destroços do ex-clipper Thermopylae / Pedro Nunes (Junho 2009 a Janeiro de 2010), inserido na Fase A do projecto «Carta Arqueológica Subaquática do Concelho de Cascais» (co-direcção de António Fialho e Jean Yves Blot consultor da missão nos destroços do Clipper Thermopylae).
- Prospecção Arqueológica Subaquática na Zona de S. Pedro e S. João do Estoril (Junho a Dezembro de 2008), como responsável (conjuntamente com António Fialho).
- Acompanhamento do processo de reabilitação da margem ribeirinha do Montijo, nas valências dedicadas a identificação, recuperação e valorização de embarcação tradicionais recolhidas em meio aquático (Maio a Agosto de 2006), como responsável (conjuntamente com Adolfo Martins Silveira e Mário Jorge Almeida).
-  Acompanhamento, registo, salvaguarda e valorização do património histórico-arqueológico no âmbito do projecto «Restauro e Musealização do Moinho de Maré do Cais das Faluas, Montijo» (Fevereiro a Maio de 2004), como responsável (conjuntamente com Adolfo Martins Silveira).


 


© Centro de História Além-Mar - FCSH-UNL|UAç