_____________________________________________________________________________________________Equipa

N'zinga Katiamela Machado de Oliveira

nzinga.oliveira@gmail.com

- Arqueóloga (Trabalhadora Independente)
- Investigadora do Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Dezembro de 2010.

- Mestranda em História Insular e Atlântica (Séculos XV-XX), na Universidade dos Açores.
- Licenciatura em História, variante de arqueologia, concluída em 2000, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

- Arqueologia subaquática
- Arqueologia moderna
- Património

- Ria de Aveiro A – 2000, estudo da mancha de dispersão da carga de cerâmica do navio Ria de Aveiro A, do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática do Instituto Português de Arqueologia, coordenado pelo Dr. Francisco Alves e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
- Escavação Arqueológica das Grutas de Alapraia -1ª e 2ªFase, escavação arqueológica e estudo dos seus materiais, Neolítico, Calcolítico (Campaniforme) e época Moderna, com Direcção Científica do Dr. Guilherme
Cardoso e Dr. João Cabral e financiada pela Câmara Municipal de Cascais.

- Breve Subsídio para a Carta Arqueológica de Porto Santo, in revista Arqueologia Moderna e Contemporânea,n.º1, Machico, Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea e Liberal (CEAM), 2010, pp. 119-123 .
- As Intervenções Arqueológicas na área envolvente às Grutas de Alapraia (2004-2005), in Revista al-madan, n.º14, IIª Série, Almada, Dezembro de 2006 (co-autoria com João Oliveira Costa, Pedro Narciso e João Pedro Cabral).
- Trabalhos do CNANS n.º 25, Relatório da missão de prospecção arqueológica por detecção remota e
verificação subaquática Cais de Acostagem do Porto de Setúbal, 2004 (co-autoria com Ricardo Rodrigo, Hélder Tareco, Pedro Caleja, Miguel Aleluia).

- Prospecção e Acompanhamento arqueológico da Empreitada de Construção da Scut dos Açores, Scut – Ilha de S. Miguel, Eixo Sul – Lanços 1.4, 1.5, 1.6, 1.7 e 1.8 Variante a Vila Franca do Campo (Novembro de 2008 a Dezembro de 2010)(Responsável).
- Prospecção arqueológica subaquática e acompanhamento arqueológico no âmbito das Obras de Melhoria das Condições Operacionais do Porto de São Mateus, Ilha Terceira (Fevereiro a Novembro de 2008) (Responsável).
- Escavação Arqueológica das Grutas de Alapraia -1ª e 2ª Fases, São João do Estoril, Cascais (Novembro 2004 a Janeiro 2005 e Abril a Julho 2005)(Direcção Científica do Dr. Guilherme Cardoso e Dr. João Cabral).
- Escavação Arqueológica da Fortaleza de Nossa Senhora Da Luz, Cascais (Fevereiro a Abril 2005) (Direcção Científica Dr.ª Margarida Ramalho e Dr. João Cabral).
- Escavação arqueológica subaquática no sítio arqueológico Ria de Aveiro A (Aveiro) (Julho a Setembro de 2000, 2001 e 2003), integrada no Projecto Ria de Aveiro A, financiado pela FCT.