_____________________________________________________________________________________________Equipa


Teresa Costa
______________________________________________________________________________________________________

Contacto:
teresavioleta@gmail.com

Situação profissional

- Investigadora do Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Dezembro de 2009.

Graus Académicos
- Mestrado em Arqueologia, concluído em 2010, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- Licenciatura em História, variante de Arqueologia, concluída em 2001 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Domínio de especialização
- Arqueologia proto-histórica em Portugal
- Arqueologia moderna em Portugal
- Arqueologia e arquitectura do Bronze Final na Arábia

Projectos de investigação arqueológica
- “Prospecção e levantamento arqueológico do Castelo Velho de Safara (Moura)”, durante o ano de 2009 (responsável)
- Escavações arqueológicas no antigo castelo português de Azamor (Azemmour, Doukkala-Abda, Marrocos), integradas no projecto “Portugal e o Sul de Marrocos: contactos e confrontos (séculos XV-XVIII)”, do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade do Minho, sob responsabilidade de Azzeddine Karra e André Teixeira, em Junho e Julho de 2008 (arqueóloga).
- “Bat Project / Unesco World Heritage Monument of Bat (Sultanate of Oman)”, do Ministry of Culture and Heritage (Sultanate of Oman), sob responsabilidade de Gregory Possehl, em Janeiro a Março de 2007, Janeiro a Fevereiro de 2008 e Fevereiro de 2009 (arqueóloga).
- Intervenção arqueológica no povoado do Passo Alto (Vila Verde de Ficalho, Serpa), integrada no projecto “O Bronze Final do Sudoeste na margem esquerda do Guadiana: fortificações, áreas rituais, cronologias”, sob responsabilidade de António Monge Soares, em Agosto de 2006, Agosto de 2007 e Setembro de 2008 (arqueóloga).

Publicações mais revelantes
- “A cerâmica cinzenta do Castelo Velho de Safara (Moura): contributo para o estudo do assentamento”, in Actas do V Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, Aracena, no prelo.
- “Intervenção arqueológica no nº21 da Rua Carlos Reis (Torres Novas)” in Nova Augusta. Revista de Cultura, nº19, Torres Novas, Município de Torres Novas, 2007, p.287-330 (co-autoria com Filipa Rodrigues, Gonçalo Lopes e Cláudia Costa).
- “Intervenções arqueológicas no Castelo de Evoramonte – síntese dos trabalhos”, in Vipasca. Arqueologia e História, nº2, 2ªsérie (III Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular), Aljustrel, Câmara Municipal de Aljustrel, 2008, p.632-42 (co-autoria com Marco Liberato).
- “Intervenções arqueológicas na envolvente da Torre de Evoramonte”, in Actas das Jornadas de Arqueologia Medieval de Castelo Novo, Fundão, Câmara Municipal do Fundão, no prelo.

Trabalhos arqueológicos mais relevantes
- Escavações arqueológicas na Rua Carlos Reis, centro histórico de Torres Novas, Crivarque, Abril a Maio de 2006 (co-responsável com Filipa Rodrigues).
- Acompanhamento arqueológico da colocação de cabos eléctricos de média tensão no centro histórico de Elvas e intervenção de emergência na necrópole do Largo do Salvador, Elvas, Crivarque, Março de 2005 a Fevereiro de 2006 (co-responsável com Ana Brás).
- Sondagens de diagnóstico e escavações arqueológicas na envolvente da Torre de Evoramonte e acompanhamento arqueológico da drenagem pluvial das muralhas de Evoramonte (Estremoz), Crivarque, Maio a Junho de 2004, Setembro a Novembro de 2004 e Maio a Setembro de 2005 (co-responsável com Marco Liberato).
- Acompanhamento arqueológico e intervenções de emergência na remodelação na Praça Diogo Fernandes (Beja), no âmbito do programa Polis, Crivarque, Abril a Agosto de 2003 (responsável).
- Renovação da tubagem do gás nos Bairros Históricos de Lisboa, projecto 513/01 – Largo da Graça, Crivarque, Janeiro a Abril de 2003 (responsável).

 


© Centro de História Além-Mar - FCSH-UNL|UAç