ENG (brevemente disponível)

 

DIVULGAÇÃO

 

Encontram-se previstas a realização de diversas actividades de divulgação no âmbito da Cátedra, de entre elas a realização de palestras abertas ao público em geral, a realização de conferências científicas sobre os oceanos e o seu património cultural e ainda a criação de um programa educativo temático para as escolas associadas da UNESCO. O objectivo primordial será a participação de todas as comunidades envolvidas e interessadas, as comunidades locais, a comunidade científica e a política.

 

Image “Contemplation” by Aristocrats-hat, CreativeCommons (CC BY-NC 2.0) license: http://goo.gl/d8qeGv

 

 

 

 

 

Missão a Cabo Verde

 

Cristina Brito, João Paulo Oliveira e Costa e José Bettencourt estiveram em Cabo Verde numa missão no âmbito da Cátedra.  A visita tem como objetivo principal apresentar a Cátedra ao governo cabo-verdiano bem como aos parceiros institucionais e, permitir estabelecer colaboração futura em termos de investigação, formação e divulgação no âmbito da arqueologia subaquática, valorizando o património cultural, a história dos ambientes marinhos e a história da baleação. Foram visitados locais de interesse histórico e patrimonial como o núcleo museológico da Praia, Cidade Velha e Tarrafal.

 

Lançamento da brochura «O que é o património cultural subaquático?»

25 de Outubro | 17h00 | FCSH/NOVA, Torre B, Auditório 1 (piso 1)

 

 

 

 

 

 

Este lançamento decorre no âmbito da celebração do 15º Aniversário da Convenção 2001 da UNESCO sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático e do 10º Aniversário da ratificação da Convenção.

 

A brochura tem como objetivo informar sobre a Convenção 2001 da UNESCO, sensibilizar para a salvaguarda, valorização e proteção dos sítios arqueológicos subaquáticos, promover a partilha da informação e do conhecimento, incentivar a investigação científica, a formação e a cooperação entre Estados, e partilhar informação sobre trabalhos arqueológicos subaquáticos que tiveram lugar em Portugal e considerados como exemplos de boas práticas.

 

Foi produzida pela Comissão Nacional da UNESCO, em colaboração com a Direção-geral do Património Cultural, o Ministério da Defesa Nacional – Autoridade Marítima Nacional, o Centro de Investigação Naval e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

 

Sessão de Apresentação da Cátedra UNESCO «O Património Cultural dos Oceanos»

A sessão teve lugar no dia 21 de Junho, às 15h00, no Auditório da Reitoria da NOVA, contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.

 

Programa

 

15h00 – Sessão de Apresentação

 

Intervenções

 

Prof. Doutor João Paulo Oliveira e Costa – Director do CHAM

Prof. Doutor Francisco Caramelo – Director da FCSH/NOVA

Prof. Doutor António Rendas – Reitor da Universidade NOVA de Lisboa

Embaixadora Ana Maria Martinho – Presidente da Comissão Nacional da UNESCO

Prof. Doutor Augusto Santos Silva – Ministro dos Negócios Estrangeiros (Discurso.pdf)

+ info

 

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Na Cimeira da ONU, que teve lugar entre 25 e 27 de Setembro de 2015, foram fixados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - a nova Agenda de acção até 2030. A Agenda é o resultado do trabalho em parceria entre governos e cidadãos de todo o mundo com o objectivo de criar um novo modelo global.

+ info

 

Património para a Paz e a Reconciliação

Foi lançado em Novembro de 2015 na FCSH-UNL, através do CHAM, a versão em português do Manual para Professores «Património para a Paz e a Reconciliação – Salvaguardar o Património Cultural Subaquático da Primeira Guerra Mundial».

Download

 

Por ocasião do centenário da guerra mundial, compreendido entre 2014 e 2018, a UNESCO lançou uma iniciativa no âmbito da educação, visando educar o público e particularmente os jovens sobre o impacto da guerra e a importância do seu património cultural para reforçar e alcançar a paz e reconciliação.

A iniciativa é aberta a todas as instituições de ensino e destina-se particularmente aos jovens com idades entre 12-18.

 

E-mail: catedraunesco.oceanos@fcsh.unl.pt