HOME

 

Image “S.S. Maheno” by Michael Dawes, CreativeCommons (CC BY-NC 2.0) license: http://goo.gl/9EbOiQ

 

OCEANICA

Newsletter da Cátedra UNESCO »O Património Cultural dos Oceanos»

n.º 2 (Maio, 2017)

Disponível on-line aqui

 

Email para o envio de informações, notícias e sugestões de divulgação oceanheritage.news@fcsh.unl.pt

 

 

História. Jornal de Notícias

N.º 7, April, 2017

A revista História do Jornal de Notícias publicou no seu último número uma extensa entrevista

com o Professor João Paulo Oliveira e Costa, responsável pela Cátedra UNESCO “O Património

Cultural dos Oceanos”. Uma parte da entrevista aborda este novo projecto.

+ info

 

II CHAM International Conference

12 a 15 de Julho 2017 |FCSH/NOVA, Lisboa, Portugal

 

Theme: Oceans and Shores: Heritage, People and Environments

+ info

 

Curso de Verão em História Marítima no Mystic Seaport

26 de Junho a 4 de Agosto 2017 | Munson Institute (EUA)

 

O maior museu marítimo dos Estados Unidos da América oferece um curso de verão em História Marítima, lecionado por especialistas de renome. Durante as aulas e visitas de estudos, os alunos abordarão temáticas relativas à vida marítima, navios, baleação, diplomacia, ciências marítimas, arqueologia subaquática e ambiente. Está disponível apoio financeiro).

+ info

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imaginários do mar: literatura, artes e tradições

Uma antologia crítica

Submissão de propostas até ao dia 31 de Julho de 2017

 

No âmbito da sua participação na Cátedra UNESCO Património Cultural dos Oceanos, o IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição) está a coordenar a elaboração de uma antologia crítica (literatura, tradição oral – contos, lendas, provérbios, etc. -, iconografia e artes plásticas, arquivos fotográficos, estudos) que permita esboçar um panorama multi-discursivo do imaginário marítimo português entre a Idade Média e a época contemporânea.

 

Sendo disponibilizada em formato E-Book, esta antologia poderá facilmente integrar várias formas e modalidades de representação e fazer dialogar entre si os diversos objetos antologiados, que serão acompanhados por um breve texto de enquadramento e algumas linhas de interpretação que ajudarão o leitor a navegar por entre os documentos disponibilizados. Desta antologia crítica inter-artes, organizada por grandes temas estruturantes do imaginário marítimo, poderão nascer estudos de natureza inter ou multidisciplinar, cruzando fontes e metodologias (História, Etnografia e Antropologia, Literatura, Sociologia, Etnolinguística, Estudos Culturais, Arqueologia, Património) de diversa ordem: daí o seu interesse não apenas como instrumento de divulgação, mas também como recurso útil para a investigação científica avançada.

 

Chamada de colaboração

 

OCEANICA

Newsletter da Cátedra UNESCO »O Património Cultural dos Oceanos»

n.º 1 (Março, 2017)

 

 

 

A OCEANICA é uma newsletter criada para divulgar as iniciativas e actividades realizadas no âmbito da Cátedra UNESCO «O Património Cultural dos Oceanos». Com ela pretende-se também fomentar a criação de uma rede internacional de instituições e pessoas interessadas pela temática e que queiram participar enviando notícias e sugestões.

Newsletter

 

 

 

 

 

 

 

Disponível on-line a brochura «O que é o património cultural subaquático»

https://issuu.com/cbc_unesco_pt/docs/patrimonio_subaquatico_nov16

 

 

 

 

Boas práticas relacionadas com o Património Cultural Subaquático

Seguindo a resolução MSP 4/5 da quinta sessão da reunião dos Estados partes na Convenção de 2001 sobre a Protecção do Património Cultural Subaquático, que teve lugar nos dias 28 e 29 de Abril de 2015, os Estados partes são convidadas a fornecer exemplos de melhores práticas relacionadas com o património cultural subaquático.

Para este fim, um formulário foi desenvolvido pelo Secretariado da UNESCO para facilitar os Estados-membros a apresentação destes exemplos. As respostas permitirão ao conselho consultivo científico e técnico da UNESCO (STAB) elaborar um inventário das melhores práticas para utilização de todos os Estados partes na Convenção de 2001.

Download do formulário

 

E-mail: catedraunesco.oceanos@fcsh.unl.pt