Formação

HOMEEnglish
Formação
História do Império Português – Mestrado em e-learning

De 11-09-2017 a 01-06-2018


O Mestrado em História do Império Português oferece uma formação avançada sobre a expansão portuguesa e o seu impacto nas sociedades asiáticas, africanas e americanas com as quais os portugueses interagiram entre os séculos XV a XIX. Concebido para o ensino à distância, em regime de e-learning, este programa de estudos destina-se a estudantes e a profissionais de diversas áreas científicas, mas também a todos os interessados em conhecer, de um modo aprofundado, o mundo colonial português das épocas moderna e contemporânea.



No âmbito deste curso o aluno receberá uma formação inovadora e de excelência através dos conteúdos e das metodologias oferecidos. O Mestrado em História do Império Português é leccionado por um corpo docente altamente qualificado e historiograficamente actualizado. A componente científica do curso é assegurada pelo CHAM, dotado de uma substancial massa crítica científica na área da expansão portuguesa e europeia, e com uma significativa internacionalização no campo das Humanidades e das Ciências Sociais. 

O plano curricular deste curso proporciona um quadro teórico e metodológico adequado à compreensão não só da experiência colonial portuguesa, mas também das interacções e dos conflitos entre os portugueses e as culturas extra- europeias. O curso inclui, também, análises comparativas entre a expansão portuguesa e a de outras potências europeias – designadamente a Monarquia Hispânica, a Inglaterra e as Províncias Unidas –, dimensão que torna ainda mais aliciante a formação proporcionada por este Mestrado.

 

O método pedagógico proposto para o Mestrado em História do Império Português tem como especificidade o regime de e-learning assíncrono que procura promover um espaço de comodidade para o aluno. Os principais procedimentos metodológicos são:

 

•Aulas virtuais em que o Professor expõe os conteúdos através de vídeos de curta duração;

•Fóruns online de interacção entre professores e alunos;

•Disponibilização de diversos conteúdos (powerpoints, fontes impressas, textos de apoio, mapas, referências bibliográficas e exercícios);

Métodos de avaliação preferencialmente continuados.

 

As candidaturas deverão ser apresentadas online entre:

 

1ª fase: 20 de Abril a 16 de Junho de 2017;

 

2ª fase: 22 a 30 de Agosto de 2017.





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc




Edital de Candidatura(Web)

Mais informações | For more information(Web)