HOMEEnglish
Investigador
Alexandra Curvelo

Investigador Associado

Professor Auxiliar
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

alexandra.curvelo@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação:
As Artes e a Expansão Portuguesa

Áreas de Investigação:
História cultural
História da arte
História da expansão portuguesa
Museologia


Licenciada em História, variante História da Arte, pela FCSH-UNL, doutorou-se em 2008 com uma tese intitulada Nuvens Douradas e Paisagens Habitadas. A Arte Namban e a sua circulação entre a Ásia e a América: Japão, China e Nova-Espanha (c.1550 – c.1700).
A sua área de investigação centra-se fundamentalmente na presença portuguesa na Ásia e na produção artística daí decorrente, com especial destaque para o Japão (séculos XVI e XVII).
É, desde Setembro de 2014, Professora Auxiliar do Departamento de História da Arte da FCSH-UNL, com orientação de teses de Doutoramento e de Mestrado em História da Arte e em Museologia.
Foi técnica superior da Direcção-Geral do Património Cultural e conservadora do Museu Nacional do Azulejo entre Janeiro de 2009 e Agosto de 2014, período durante o qual publicou inúmeros textos e comissariou exposições, tanto nacionais como internacionais. Anteriormente, trabalhou no Museu Nacional de Arte Antiga (1996-1999), no Instituto Português de Conservação e Restauro (2000-2007) e na Divisão de Documentação e Divulgação do Instituto Português de Museus (2008).
Tem organizado e participado em diversos encontros científicos e publicado artigos, ensaios e entradas de catálogo em Portugal e no estrangeiro. Editora do Bulletin of Portuguese-Japanese Studies entre 2010 e 2016, coordenou já diversas publicações.
Membro de vários projectos de investigação, foi investigadora principal do Projecto de I&D financiado pela FCT: Interacções entre Rivais: a Missão Cristã e as Seitas budistas no Japão durante a presença Portuguesa (c.1549-c.1647) (Março de 2012 a Setembro de 2015).



Curriculum Vitae(Pdf)

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.