HOMEEnglish
Investigador
Alexandra Pelúcia

Investigador Integrado

Professor Auxiliar
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

ap.pelucia@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação:
Configurações Políticas e Institucionais

Áreas de Investigação:
História da expansão portuguesa
História institucional e política
História social


Alexandra Pelúcia é Doutora em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (2007), pela FSCH-UNL. Exerce funções como Professora Auxiliar do Deptº. de História da mesma instituição, leccionando diversas unidades curriculares nas áreas da História da Expansão Portuguesa e da História da Ásia.
Tornou-se investigadora do CHAM em 1995, integrando a respectiva direcção desde 2004. Assegura a coordenação científica da "Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa", criada e desenvolvida por esta unidade de investigação (www.fcsh.unl.pt/cham/eve).
Os seus interesses científicos estão centrados na Expansão Portuguesa na Ásia e nas dinâmicas de comportamento social e político das elites nobiliárquicas, tanto em Portugal como no contexto do Império. Neste âmbito, dirigiu o projecto "Na Privança d'El-Rei: Relações Interpessoais e Jogos de Facções em Torno de D. Manuel I", financiado pela FCT (EXPL/EPH-HIS/1720/2013).
Entre as suas publicações estão os livros "Martim Afonso de Sousa e a sua Linhagem. Trajectórias de uma Elite nos Reinados de D. João III e D. Sebastião" (2009), "Corsários e Piratas Portugueses. Aventureiros nos Mares da Ásia" (2010) e "Afonso de Albuquerque. Corte, Cruzada e Império" (2016).



Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.