HOMEEnglish
Investigador
Beatriz Freitas

Assistente de Investigação


Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

beatrizfreitas@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação:
A Antiguidade e a sua Recepção

Áreas de Investigação:
História cultural
História da arte
História institucional e política


Licenciada em História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2016, realizou o mestrado em História, especialização em Civilizações do Médio Oriente e Ásia Antiga, na mesma instituição em 2019.

A sua dissertação intitulada “Poder, Guerra e Performatividade nos baixos-relevos palacianos assírios (séculos IX-VII a.C.)” procura discutir a possível agência e capacidade que os relevos do palácio real, em particular os que exibem cenas de guerra, têm de afetar o mundo circundante, na tentativa de compreender a relação simbólica que a humanidade estabelece com as imagens.

Embora trabalhando dentro do mundo assírio interessa-se, de um modo geral, por estabelecer ligações entre a arte e a história analisando as transformações e dinâmicas culturais resultantes da difusão de ideias e mentalidades.

Em 2018, participou na segunda campanha de escavações em Tell el-Far’a obtendo experiência no campo da Arqueologia. Desta forma, os conhecimentos e competências adquiridos em três grandes áreas (que se complementam) têm vindo a proporcionar uma análise interdisciplinar dos objetos de estudo.

É assistente de investigação no Centro de Humanidades (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa desde janeiro de 2019.



Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.