HOMEEnglish
Investigador
Daniel Melo

Investigador Integrado

Bolseiro de Pós-Doutoramento
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

daniel.melo@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação:
Leitura e formas de escrita


Daniel Melo é investigador integrado e vice-coordenador do grupo de investigação «Leitura e formas da escrita» do CHAM.
Doutor em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL com a tese A leitura pública no Portugal contemporâneo, reconhecida com o Prémio de História Contemporânea Victor de Sá e publicada pela Imprensa de Ciências Sociais em 2004.

As suas áreas de pesquisa são as políticas culturais, história da leitura, do livro e da edição, práticas e representações socioculturais, educação popular, associativismo voluntário e migrações.

Foi membro da Direcção do Centro de História da Cultura (2010-15) e co-responsável do Seminário de Investigação em História da Leitura e da Edição na FCSH (2011-14).

Coordenou um projecto científico patrocinado pela Fundação Gulbenkian e pela NOVA centrado no tratamento, divulgação e estudo do acervo documental da editora Romano Torres (2012-14). Além dum livro de síntese do projecto (História e património da edição - a Romano Torres, CHAM e Húmus, 2015), foram produzidos outros conteúdos (textos sobre a editora, bibliografias, dicionário dos colaboradores e repertório de testemunhos), consultáveis na secção «Recursos»/«Documentação» deste site. Para acesso às bases de dados do arquivo histórico e do catálogo bibliográfico desta editora centenária vd. «Recursos»/«Instrumentos de Trabalho».

Entre os seus últimos trabalhos constam o capítulo de livro “A cultura” (in História contemporânea de Portugal, 1808-2010, Lisboa, Objetiva, vol. 4, 2015) e o dossiê “Tertúlia «Um livro, uma revista, uma canção contra a Guerra Colonial»” (Cultura, II s., vol. 34, 2015).

Presentemente, coordena um projecto de pesquisa sobre a circulação e recepção do impresso no espaço iberoamericano, com o apoio da FCT.



Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.