HOMEEnglish
Investigador
Maria Barreto Dávila

Investigador Integrado

Bolseiro de Pós-Doutoramento
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

mariabarretodavila@gmail.com

Grupo de Investigação:
Configurações Políticas e Institucionais

Áreas de Investigação:
História cultural
História da expansão portuguesa
História institucional e política
História militar
História social


Investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades, onde está a desenvolver o seu projecto de pós-doutoramento intitulado “Género, Espaço e Poder: representações da autoridade feminina na corte portuguesa (1438-1521). É doutorada em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (FCSH-NOVA, 2017), Mestre em História Medieval (FCSH-NOVA, 2010) e licenciada em História, ramos científico (FCSH-NOVA, 2005). É membro do sub-grupo de História Militar do Grupo das Configurações Políticas e Institucionais do CHAM, onde tem organizado diversos workshops. É também investigadora do IELT, tendo colaborado no projecto de investigação “Diálogos Portugueses”. É editora do H-Portugal e membro da SMFS. Os seus interesses científicos passam sobretudo pelo estudo do século XV, quer sobre o primeiro período da colonização Atlântica, quer sobre a nobreza portuguesa. Nos últimos anos tem-se dedicado ao estudo da relação entre as mulheres e poder, tendo analisado o governo do Atlântico português por parte de uma mulher, a infanta D. Beatriz de Portugal, entre 1470-1485. Entre as suas principais publicações encontram-se:
“De las Azores a la Terranova: Las navegaciones portuguesas del siglo XV en el Atlántico Norte”, in Cuadernos Hispanoamericanos 788 (2016): 59-71.
“Quotidiano e Jogos de Poder nas Terçarias de Moura”, in Reinas e Infantas en los Reinos Medievales Ibéricos. Contribuciones para su estudio, coord. de Silvia Cernadas Martínez e Miguel García-Fernández, Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela, 2015, pp. 375-392.
«O Infante D. Henrique e a gestão dos “Dez Reais para Ceuta”», in A Herança do Infante, coord. de Artur Teodoro de Matos e João Paulo Oliveira e Costa, Lisboa, CML, CEPCEP, CHAM, 2011, pp. 345-354.



Curriculum Vitae(Pdf)

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.