HOMEEnglish
Investigador
Rafael Moreira

Investigador Integrado

Professor Associado
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

Grupo de Investigação:
As Artes e a Expansão Portuguesa


Estudos no Rio de Janeiro e Lisboa. Licenciatura em História, Faculdade de Letras de Lisboa (1975); Mestrado em História da Arte, Univ. Nova de Lisboa (1982); Doutoramento em História da Arte, UNL (1991). Desde 1978 é docente no Dep. de História da Arte da UNL, onde é Professor Associado de nomeação definitiva.
Especializado em Renascimento, abriu 2 novas áreas na n/ academia: “Arte Colonial Portuguesa” (1992) e “Arquitectura Militar” (1998). Dirigiu mais de 40 teses, a maior parte publicadas com prefácio seu.
Participa c/ conferência em 2 a 3 congressos internacionais/ano, viajou extensamente pela Itália, Sul da Europa e o Brasil, fez 4 estágios de 3 meses cada em Goa (Índia) e 1 em Macau (China). Deu palestras e cursos em lugares como Madrid, Escorial, Tenerife; Paris-Sorbonne (muitas), Tours e La Réunion; Londres, Oxford e Leeds Castle; Roma (muitas) e Florença; Buenos-Aires, Montevideo e todas capitais brasieiras; Casablanca, Rabat, Marráquexe; Addis-Abeba, Mombasa, Melinde; Nova York, Washington (várias), San Diego, Los Angeles e San Francisco. Foi Visiting professor nas Univ. Johns Hopkins, US (1999) e Innsbruck (2001), e Professeur invité em Toulouse.



Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.