Grupos de Investigação

HOMEEnglish
Cultura e Literatura – contextos globais e locais Apresentação

Este grupo de investigação inclui investigadores de diferentes origens académicas e profissionais, tendo alguns deles transitado de outras Unidades de Investigação, o que resultou numa equipa renovada e com um escopo mais vasto.

Engloba os seguintes subgrupos: Rotas, memória e identidade; Cartografias do imaginário; Literatura e produção cultural; Interacções culturais e religiosas; O tráfico de escravos – problemáticas culturais; Modernismo, vanguardas e artes.

Os investigadores deste grupo trabalham em Ciências Históricas e Literárias, bem como em Estudos Culturais. Os resultados do seu trabalho relacionam-se nomeadamente com o ensino aos níveis da licenciatura, mestrado e doutoramento, e com actividades de cooperação internacional;  o grupo tem um extenso número de publicações e experiência de longa data na organização de eventos académicos.

Todos os subgrupos procuram desenvolver abordagens inovadoras na pesquisa, fazendo a ponte entre estudos históricos, literários, científicos e artísticos. Através da discussão multidisciplinar de património e cultura imaterial estudam expressões da memória colectiva, nomeadamente relacionadas com o tráfico de escravos e o abolicionismo; representações ficcionais da época moderna; modernismo; culturas em trânsito; objectos culturais e produção cultural.

Objectivos gerais:
- Contribuir para investigação multidisciplinar em ciências sociais e humanidades;
- Desenvolver o estudo e disseminação de tópicos culturais, históricos e literários inovadores;
- Promover estratégias de cooperação académica nomeadamente com os países de língua portuguesa;
- Apoiar a preservação e estudo de arquivos;
- Organizar eventos científicos a nível nacional e internacional;
- Estabelecer e implementar um plano editorial a nível nacional e internacional.