14-01-2015

Fundação Volkswagen financia projecto sobre heráldica portuguesa

Fundação Volkswagen financia projecto de investigação sobre heráldica portuguesa com ligação a projecto em curso no CHAM.

A Fundação Volkswagen, vocacionada para o apoio à investigação científica, abriu em 2013 uma linha intitulada “Support for Europe”.

Acaba de ser aprovado o projecto intitulado “In the service of the Crown. The use of heraldry in royal political communication in Late Medieval Portugal”, inscrito na esteira do projecto «Die Performanz der Wappen» conduzido por Torsten Hiltmann (Universidade de Münster). O projecto português, que terá o financiamento integral de 49.500€, tratará de estudar o uso da heráldica como instrumento de comunicação política ao serviço da Coroa com base em três lugares de memória da dinastia de Avis: o mosteiro da Batalha, a capela funerária do cardeal D. Jaime em San Miniato al Monte (Florença) e a sala dos brasões do paço de Sintra.

O projecto, com base no Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa) e na Universidade de Münster, é co-coordenado por Miguel Metelo de Seixas e Torsten Hiltmann, tendo como investigadores Maria Alice Santos (IEM), Tiago Viúla de Faria (IEM) e João Portugal (IPH); na parte referente ao estudo do paço de Sintra, o projecto “In the servisse of the Crown” encontra-se igualmente vinculado ao projecto exploratório “In the service of the Crown. Interpersonal relations and factional games at the court of Manuel I)”, actualmente em curso e radicado no CHAM sob a direcção de Alexandra Pinheiro Pelúcia e que conta também com a participação de Miguel Metelo de Seixas.

Mais Informações(Web)