31-03-2015

Silviano Santiago na FCSH/NOVA

16h00 | 20 de Abril  | Torre B, Auditório 2 (piso 3) | Entrada Livre

O prestigiado ensaísta e romancista brasileiro Silviano Santiago participará no Simpósio «Fronteira, cosmopolitismo e nação nos mundos ibéricos e ibero-americanos», proferindo a Conferência de Abertura «Deslocamentos reais, paisagens imaginárias – o cosmopolita pobre».

O autor recebeu três vezes o Prémio Jabuti nas categorias de romance e conto, o prestigiado Prémio Machado de Assis (2013) pelo conjunto da sua obra, outorgado pela Academia Brasileira de Letras, e o Prémio Ibero-americano de Literatura José Donoso (Chile, 2014). É Chevalier dans l’Ordre des Palmes Académiques e Officier dans l’Ordre des Arts et Lettres (França).

Silviano Santiago doutorou-se em Literatura Francesa pela Universidade Sorbonne (Paris), tendo sido professor nas universidades de Rutgers, Toronto, Nova Iorque, Buffalo, Indiana, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense. De entre os seus livros de ficção destacam-se Em liberdade, Stella Manhattan, O falso mentiroso, Heranças, e os livros de contos Keith Jarrett no Blue Note. Também publicou as coletâneas de ensaios Uma literatura nos trópicos, O cosmopolitismo do pobre e As raízes e o labirinto da América Latina. Foi, juntamente com Lélia Coelho Frota, editor da correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade.

Mais Informações | More Information(Web)