Actividades

HOMEEnglish
Notícias

14-05-2015

National Geographic Society/Waitt Grants Program

Jorge Freire, Assistente de Investigação do CHAM, foi distinguido com NGS/Waitt Grant pelo projecto Os Navios do Fim do Mundo: Arqueologia Subaquática de Cascais.

O prémio, atribuído pela National Geographic Society/ Waitt Grants Program, tem um valor de 11.500 dólares, para auxiliar a equipa de investigação numa das fases do seu trabalho que se pretende de grande impacto para o público em geral e comunidade científica nacional e internacional.  

A investigação, realizada em co-direcção científica com o António Fialho, é desenvolvida numa parceria entre a CMC, o CHAM, o CINAV e o IST/ISR/LARSYS. Este trabalho é uma boa oportunidade para reforçar a análise da paisagem Cultural marítima de Cascais principalmente no conhecimento das dinâmicas de navegação e da identidade de um país que se revê no período dos descobrimentos como o grande momento da sua história mas que desconhece que muito desses vestígios estão a entrada de Lisboa, alguns dos quais depositados em frente a uma das capitais do surf, a Praia de Carcavelos.  

 

O investigador é bolseiro de projecto, co-responsável do Projecto Carta Arqueológica Subaquática do Concelho de Cascais e aluno de doutoramento da FCSH/NOVA. O seu trabalho tem estado focado na Paisagem Cultural Marítima e na Arqueologia Costeira do litoral de Cascais.