06-08-2015

Unidades Curriculares Livres | Mestrado História do Império Português

Inscrições abertas até 11 de Setembro de 2015.

LISTA

• A Escrita da História
  • Dissertação em História do Império Português
  • Expansão Portuguesa (sécs. XV a XIX)
  • História de Portugal Moderno (sécs. XV a XVIII)
  • A América Portuguesa - interacções e conflitos (1500-1822)
  • Interacções entre Africanos e Portugueses
  • O mar da China e os Portugueses
  • O Oceano Índico. Sociedades, comércio e guerra
  • A Escravatura no Mundo Português
  • As Artes e a Experiência Colonial Portuguesa
  • As Redes Comerciais do Império Português
  • Configurações políticas e administrativas dos impérios europeus
  • Dimensões Religiosas da Expansão Portuguesa
  • Interacções sócio-culturais na Expansão Portuguesa

Número de créditos | 10 (por unidade)

APRESENTAÇÃO

As unidades curriculares livres deste Mestrado oferecem uma formação avançada sobre a expansão portuguesa e o seu impacto nas sociedades asiáticas, africanas e americanas com as quais os portugueses interagiram entre os séculos XV a XIX. Concebido para o ensino à distância, em regime de e-learning, este programa de estudos destina-se a estudantes e a profissionais de diversas áreas científicas, mas também a todos os interessados em conhecer, de um modo aprofundado, o mundo colonial português das épocas moderna e contemporânea.

METODOLOGIA

O método pedagógico proposto tem como especificidade o regime de e-learning assíncrono que procura promover um espaço de comodidade para o aluno. Os principais procedimentos metodológicos são:

• Aulas virtuais em que o Professor expõe os conteúdos através de vídeos de curta duração;

• Fóruns online de interacção entre professores e alunos;

• Disponibilização de diversos conteúdos (powerpoints, fontes impressas, textos de apoio, mapas, referências bibliográficas e exercícios);

• Métodos de avaliação preferencialmente continuados.

INSCRIÇÕES

As unidades curriculares deste Mestrado destina-se a estudantes, a profissionais de diversas áreas científicas, e a todos os interessados em conhecer, de um modo aprofundado, o mundo colonial português das épocas moderna e contemporânea, com o respectivo crédito de ECTS. A propina de cada unidade curricular é de 350€.

As inscrições decorrerão até 11 de Setembro de 2015, no Núcleo de Mestrados - Mestrados em e-Learning - E-mail: mestrados.elearning@fcsh.unl.pt.

Mais informações(Web)