Actividades

HOMEEnglish
Notícias

04-07-2017

Projecto «Q.Theatre. Recriações teatrais de Dom Quixote na Europa»

O CHAM participa num projecto de investigação liderado pela Universidade de Oviedo e financiado pelo Programa Europa Criativa — Sub-Programa Cultura.

O projecto tem como objectivo analisar a recepção do Quixote no teatro europeu desde o século XVII até à actualidade, ao mesmo tempo que facilita e promove a aproximação do público às adaptações teatrais do Quixote como meio para compreender, através do teatro, o seu papel na configuração da cultura europeia.

 

O projecto pretende traduzir e editar recriações teatrais do Quixote, pôr em relação criadores e grupos teatrais de distintos países, e promover a criação e a representação de seis montagens teatrais facilitando o acesso do público através de entrada gratuita.

 

O projecto é liderado pela Universidade de Oviedo, tendo a participação de sete entidades de cinco países (Itália, Reino Unido, França, Portugal e Espanha): as universidades de Turim e de Florença em Itália, a Universidade de Sussex no Reino Unido, a de Saint-Étienne em França, a Universidade NOVA de Lisboa e a Fondazione Teatro Piemonte Europa de Turim em Itália.

 

A Universidade NOVA de Lisboa é parceira deste projecto através do CHAM.  Os investigadores coordenadores são Isabel Araújo Branco e Maria Fernanda de Abreu, com a participação de Eduarda Barata, e conta com a colaboração de especialistas e criadores, como Maria Idalina Resina Rodrigues e Luís Miguel Cintra. 

 

As tarefas do grupo são as seguintes: 

 

•contribuir para a base de dados de recriações e adaptações teatrais quixotescas no contexto português;

•traduzir para português material produzido pelo projecto;

•colaborar na redacção do estudo final de adaptações do Quixote no teatro europeu;

•difundir o projecto em actividades académicas e outras;

•editar dois textos teatrais;

•participar no congresso a realizar;

•participar nos seminários do projecto em Oviedo, Saint-Étienne e Turim.

Mais informações | For more information(.pdf)