Actividades

HOMEEnglish
Notícias

12-11-2018

Vídeo documental - disponível no CHAM’s Youtube Channel

As procissões das Cinzas em São Bernardino e dos Terceiros na Ribeira Grande

Este documentário pretende dar a conhecer a memória histórica e posterior evolução cultural dos cortejos de penitência franciscana, nos arquipélagos dos Açores e Madeira, através de uma análise circunscrita a dois fenómenos processionais: A procissão das “Cinzas” em São Bernardino, Câmara de Lobos, Madeira e a procissão dos “Terceiros” na Ribeira Grande, S. Miguel, Açores.

 

Estas manifestações de património imaterial, para além de representarem um capítulo da presença da Ordem de S. Francisco nestes espaços insulares e atlânticos, são ainda um exercício de reflexão sobre o percurso de um conjunto de cortejos penitenciais de origem franciscana, acontecidos no período da Quaresma, que se propagaram no início do século XVII em Portugal e Espanha com reflexo na expansão dos impérios ibéricos durante a Idade Moderna, mas que ao longo dos séculos XIX e XX começaram a cair no esquecimento da nossa memória.

 

Produção: CHAM — Centro de Humanidades, Centro de estudos de História do Atlântico – CEHA e Museu Vivo do Franciscanismo/Câmara Municipal da Ribeira Grande. 

Edição:  Luís Furtado (Câmara Municipal da Ribeira Grande)

Realização e coordenação científica de Duarte Nuno Chaves (CHAM)

Vídeo documental | Documentary Film(Web)