15-01-2020

Premio a la carrera investigadora en Humanidades

Santiago de Luxán Melendez, Prof.º Catedrático de História e Instituições Económicas, da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, onde é director do Grupo de Investigación G9, Historia Economía y Sociedad, irá receber no próximo dia 25 de Janeiro o Premio a la carrera investigadora en Humanidades.

"A sua ligação à historiografia portuguesa iniciou-se quando do seu doutoramento o qual incidiu sobre El Consejo de Portugal 1580-1640, obra ainda hoje de consulta obrigatória e a única disponível sobre o tema, muito embora se mantenha inédita. Lacuna que se justificaria colmatar.

Como investigador do CHAM, com o qual tem trabalhado activamente, ao longo de uma década, deve ser destacada a intensa produtividade no âmbito do Seminário Permanente de História do Tabaco, numerosos artigos e livros, no contexto de um convénio de cooperação, assinado com a Universidade de Las Palmas de Gran Canarias.

Ao longo da sua prolífica carreira docente, colaborou, igualmente, com a Universidade dos Açores, nomeadamente como Coordenador do Programa de Doctorado Internacional Islas Atlánticas (Historia, Patrimonio y Marco Jurídico Institucional) das Universidades de Las Palmas, de La Laguna, dos Açores e da Madeira (2014).

No campo científico e universitário, justifica-se destacar a sua ligação a cerca de 3 dezenas de projectos internacionais, contratos de investigação, entre outras actividades.

Possui uma extensa bibliografia, tendo já sido distinguido, também, com o Premio especial Canarias-América de Investigación (2010).

O CHAM congratula-se com a distinção conferida e honra-se em poder contar com o Prof.º Luxán no quadro dos seus mais relevantes colaboradores, endereçando-lhe sinceros parabéns."

João de Figueirôa-Rêgo