Publicações

HOMEEnglish
Publicações
Le nove son tanto e tante buone, che dir non se po’,

Lisboa dos Italianos: História e Arte (sécs. XIV-XVIII)



Este volume reúne um conjunto de estudo sobre as relações luso-italianas entre o final da Idade Média e a Época Moderna, com enfoque particular na cidade de Lisboa. A partir dos trabalhos aqui reunidos, o leitor segue o rasto deixado pela presença italiana residente ou de passagem pela cidade, numa tentativa de reconstruir a memória da arte, do património e da história de Lisboa italiana entre os séculos XIV e XVIII.

 

Os protagonistas dos ensaios são os homens: mercadores, banqueiros, navegadores, eclesiásticos, artistas, impressores, escultores, arquitectos e pintores que se deslocaram da península itálica até ao reino de POrtugal, trazendo consigo as próprias riquezas, tradições e cultura.






Le nove son tanto e tante buone, che dir non se po’, Lisboa dos Italianos: História e Arte (sécs. XIV-XVIII), Nunziatella Alessandrini (org.), Pedro Flor (org.), Mariagrazia Russo (org.), Gaetano Sabatini (org.), Lisboa: CHAM (Apoio), Cátedra de Estudos Sefarditas A. Benveniste, 2013, 251p., (Extra Colecção)

ISBN: 9789899623637