Publicações

HOMEEnglish
Publicações
Cartógrafos para toda a Terra,

Produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos



Os 51 estudos que integram este eBook, assinados por 69 autores, permitem uma ampla perspectiva sobre o estado da investigação científica ibero-americana em História da Cartografia.

 

No seu conjunto, estes textos incidem sobre uma matriz cartográfica que tanto consumou uma figuração pioneira do espaço terrestre, como influenciou de forma duradoura as grandes categorias espaciais imaginadas para organizar o conhecimento geográfico do mundo. Paralelamente, oferecem-nos um inquérito alargado sobre as operações de produção, de circulação e de consulta dos mapas, em consonância com as preocupações contemporâneas da disciplina, que vêm insistindo na importância da análise dos contextos culturais e sociais que acompanham esta sequência de etapas.

 

Os trabalhos aqui reunidos foram originalmente apresentados no âmbito do IV Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia, que decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal, em Setembro de 2012.

 

Recaem sobre um extenso conjunto de mapas, de cartógrafos e de cartólogos do século XVI ao século XX. Adquirem especial relevo as pesquisas dedicadas às representações cartográficas da Península Ibérica e do Brasil, para além de outros espaços ibero-americanos. Mas um número significativo de autores alarga o seu horizonte de análise a parcelas do mundo menos tratadas nestes âmbitos: a Ásia do Sul, a Ásia do Sueste e o Pacífico, assim como a diversos territórios europeus, ao Mediterrâneo, ao Atlântico e a África. 

 

Indisponível.






Cartógrafos para toda a Terra, Produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos, 2 vols, Francisco Roque de Oliveira (org.)CHAM, CEG, BNP, 2015, 1172p., (Extra Colecção)

ISBN: 9789725655290