Publicações

HOMEEnglish
Publicações
Monarquias Ibéricas em Perspectiva Comparada (sécs.XVI-XVIII),

Dinâmicas imperiais e circulação de modelos político-administrativos



Dispor de uma análise dos quadros jurídico-políticos e administrativos das duas monarquias ibéricas na época moderna é fundamental para estudar os processos históricos nos quais estas foram protagonistas, bem como os agentes envolvidos. Este livro procura dar resposta a esta necessidade, propondo, a partir de perspectivas novas, uma visão panorâmica, e ao mesmo tempo comparada e integrada, dos mecanismos de administração de ambas as monarquias. 

 

Privilegia-se, assim, a sua organização territorial, as jurisdições políticas e religiosas, a estruturação das administrações civis e a participação nelas de instituições "indígenas", bem como a organização militar e eclesiástica. Interessa, particularmente a circulação de modelos, a interação e interdependência entre as instituições metropolitanas e as estabelecidas nos territórios imperiais, assim como a circulação de agentes entre umas e outras.






Monarquias Ibéricas em Perspectiva Comparada (sécs.XVI-XVIII), Dinâmicas imperiais e circulação de modelos político-administrativos, Ângela Barreto Xavier (org.), Federico Palomo (org.), Roberta Stumpf (org.), Lisboa: CHAM — Centro de Humanidades (Apoio), Imprensa de Ciências Sociais, 2018, 674p., (Extra Colecção)

ISBN: 9789726715085