Publicações

HOMEEnglish
Publicações
A herança do Infante

O infante D. Henrique é uma das figuras mais relevantes da História de Portugal e um dos grandes protagonistas da História Universal. Pela sua acção política, foi um dos principaus obreiros da evolução do Reino durante a primeira metade do século XV e pela sua intervenção inovadora, «empurrou» os seus servidores para áreas nunca antes exploradas pelos homens da Eurásia, provocando uma revolução geográfica. As relações entre os povos mudaram irreversivelmente pela sua influência e a Humanidade deu os primeiros passos no sentido da globalização dos nossos dias.

 

Neste livro, reunem-se as comunicações do colóquio realizado em 2010 e no qual se procurou avaliar o impacte de D. Henrique nos anos subsequentes à sua vida, estudando a sua «herança» - o modo como a sua memória foi sendo guardada pelas gerações vindouras até aos nossos dias; a forma como a sua acção ímpar provocou o nascimento de um mito que se prolongou até à actualidade; as consequências dos Descobrimentos no comércio e na cultura.

 

Indisponível.






A herança do Infante, Artur Teodoro de Matos (coord.), João Paulo Oliveira e Costa (coord.), Lisboa: CHAM, CEPCEP, CML, 2011, 379p., (Extra Colecção)

ISBN: 9789729045288