Publicações

HOMEEnglish
Publicações
O arquivo da Misericórdia de Ponta Delgada,

Estudo para a implementação de um modelo de organização integrada da informação



A Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada (Açores, Portugal), criada em inícios do século XVI, é um dos exemplos actuais de longevidade e grande amplitude na acção social e na solidariedade local, nos Açores, em Portugal e até na Europa. Como tal, possui um arquivo activo cuja documentação remonta ao século XVI e aos tempos da consolidação das estruturas do povoamento do arquipélago e da ilha de São Miguel em particular. Isto confere à instituição, a par de uma intervenção social hodierna inquestionável, um legado histórico e cultural representativo de gerações que também não se pode descurar como experiência / conhecimento para o futuro.

 

Em termos arquivísticos, a Santa Casa confronta-se com os complexos desafios da conservação informacional, dos novos suportes e principalmente das novas formas de gerir e aceder à informação. Criar as bases de um modelo de gestão integradas dessa informação secular que, em simultâneo, faça a instituição entrar no século XXI em termos informacionais e em termos de disponibilização e acesso ao seu conhecimento e informação, são metas que se afiguram relevantes.






O arquivo da Misericórdia de Ponta Delgada, Estudo para a implementação de um modelo de organização integrada da informação, Rute Dias Gregório (aut.), Ponta Delgada: CHAM, 2015, 136p., (Colecção Teses, 9)

ISBN: 9789898492326




Disponível em Acesso Aberto no RUN - Repositório da NOVA(Web)