Publicações

HOMEEnglish
Publicações
Da Geometria à Estética, através das formas naturais

O tema central deste livro resulta de um problema complexo:

Como é que algo, partindo do nada, adquire uma forma; e como é que as várias formas, entretanto constituídas, após terem sido uma solução natural, reaparecem no nosso universo visível, mas já como recorrências estéticas, ou seja, como soluções específicas da sensibilidade? Poderemos equacionar a ideia de uma poética da Natureza, para lá das inumeráveis transformações irreverssíveis que se nos deparam?

Uma tal abordagem, depois de percorrido todo o espaço do Orgânico, mergulha também nos encadeamentos do Inorgânico, até um presumível Primeiro Momento. Neste percurso, por entre o exterior e o interior das coisas, o visível e o invisível, mais do que um sistema, emerge a constante perplexidade face à extraordinária morfogénese natural, o fascínio extasiado com a diversidade e a originalidade de processos que nos interpelam nessa zona radical em que perpepção e reflexão se encontram unidas.

 

Colecção Cadernos de Cultura, 6

 






Da Geometria à Estética, através das formas naturais, Luís Alves da Costa (aut.), João Luís Lisboa (coord.), Luís Manuel A. V. Bernardo (coord.), Vila Nova de Famalicão: CHC, Húmus, 2014, 128p., (Extra Colecção)

ISBN: 9789897550157