Projectos

HOMEEnglish
Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa. Séculos XV a XVIII (EVE)  Descrição

O CHAM em parceria com a Universidade dos Açores, pretende que o projecto da Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa (EVE) dinamize a produção de conteúdos multimédia de natureza científica, educativa e cultural, procurando, desta forma, estimular a utilização das TIC junto de uma larga camada populacional. A EVE é elaborada com o intuito central de colocar à disposição de todos os interessados informação sobre a expansão portuguesa no mundo através de artigos, mapas, quadros e tabelas de carácter sintético, mas dotados de fiabilidade científica.

A Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, da qual existe desde Setembro de 2004 um protótipo experimental, acumulará as vantagens de uma elaboração ligada essencialmente ao meio académico com a flexibilidade técnica permitida pelo suporte informático. Graças às Novas Tecnologias, será possível acrescentar artigos, actualizar bibliografias e estabelecer um fluxo dinâmico da informação em tempo real. Os leitores dotados das competências necessárias serão encorajados a contribuir com as suas correcções ou outras sugestões, procedendo-se a uma triagem rigorosa das propostas por via de uma caixa de correio electrónico própria. 

Assim, textos, tabelas, mapas e imagens constituirão juntos um universo que permitirá buscas rápidas e eficazes de informações concretas, necessárias por exemplo para a elaboração de trabalhos escolares, jornalísticos ou académicos. Por outro lado, o suporte electrónico facilitará também a interactividade com públicos não especializados, nomeadamente através da conjunção dinâmica de materiais escritos e visuais. A introdução de numerosos links entre artigos, mapas, fotografias e materiais iconográficos encorajará os utentes a uma navegação livre, mas provida de sentido histórico, pelo universo dos temas tratados.

Objectivos

Os conteúdos da Enciclopédia destinam-se a um público vasto dentro e fora de Portugal, incluindo alunos do ensino secundário, profissionais da comunicação social, estudantes e investigadores do meio universitário e quaisquer outras pessoas interessadas em adquirir conhecimentos sobre a história da expansão. O projecto aposta na criação de um produto bilingue (português/inglês) que projecta a História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa junto da maioria dos universitários de todo o mundo.

A Enciclopédia será assim, por essência, um meio para a divulgação internacional da história e da historiografia da presença portuguesa no mundo. O projecto abrangerá uma vasta área geográfica, que vai desde os Açores até ao Japão, para um período de tempo compreendido entre o início do século XV e o final do século XVIII. Sublinha-se o carácter nacional da empresa expansiva portuguesa, mas também a sua inserção numa quadro europeu mais vasto e a sua importância para uma nova consciência europeia emergente, suspensa hoje entre a crítica e a apologia do processo expansivo Ocidental.

 

COMISSÃO EXECUTIVA
Alexandra Curvelo
André Murteira
André Teixeira
Andreia Martins
Francisco Caramelo
José Damião Rodrigues
Pedro Cardim
Rui Manuel Loureiro
Teresa Lacerda
Zoltán Biedermann


Início: 2004
Investigador Principal: João Paulo Oliveira e Costa (CHAM)


Instituições
Entidade(s) Financiadora(s)
- Programa Operacional Sociedade do Conhecimento

Unidade de Investigação Promotora
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

Unidade de Investigação Principal
- Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa | Universidade dos Açores

Apoios
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Fundação da Casa de Bragança
- Câmara Municipal de Lagos

Parcerias
- Instituto de Estudos Medievais / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa


Ligações