Projectos

HOMEEnglish
Arqueologia marítima e subaquática do litoral do concelho de Oeiras Descrição

A importância de Oeiras está indubitavelmente ligada à navegação, sobretudo como zona estratégica de apoio e defesa da cidade de Lisboa. Esta posição litoral deixou um vasto património histórico-arqueológico de ampla cronologia, destacando-se, por exemplo, as fortificações que pontuam a costa, e os vestígios de acidentes náuticos relacionados com a entrada na barra de Lisboa. Entre os vestígios subaquáticos destacam-se os restos da presumível nau da Carreira da Índia Nossa Senhora dos Mártires e outros achados que entretanto foram relocalizados ou identificados no âmbito de um projecto de inventariação do património cultural subaquático de São Julião da Barra. 

 

Neste sentido, o projecto Arqueologia marítima e subaquática do litoral do concelho de Oeiras pretende desenvolver investigação relacionada com o património marítimo do concelho e reconhecer áreas com potencial arqueológico subaquático com vista à sua salvaguarda e valorização.

 

Este projecto enquadra-se no protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Oeiras e a FCSH, através do CHAM e foi aprovado pela DGPC.

Objectivos

Os objectivos fundamentais centram-se na investigação, protecção, conservação e valorização do património arqueológico subaquático, em estreita parceria com o Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras. Como tal, pretende-se:

  • Organizar e actualizar o inventário de achados arqueológicos do litoral de Oeiras;

  • Prospectar as áreas com maior potencial histórico-arqueológico; 

  • Avaliar a importância científica dos sítios identificados;

  • Estabelecer uma base de informação, que facilite a programação racional de futuras intervenções arqueológicas, constituindo uma mais-valia para a planificação de projectos de investigação e novos processos de gestão dirigidos à salvaguarda e valorização do património arqueológico subaquático do litoral oeirense;

  • Organizar acções de divulgação dos trabalhos desenvolvidos e respectivos resultados. 

Início: 2013

Duração: 37 meses

Investigador Principal: José António Bettencourt (CHAM)


Instituições
Entidade(s) Financiadora(s)
- Câmara Municipal de Oeiras

Instituição Coordenadora
- Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa | Universidade dos Açores

Apoios
- Porto de Recreio de Oeiras
- Centro Português de Actividades Subaquáticas