HOMEEnglish
Publicações

A edição de publicações científicas é uma das principais linhas de actuação do CHAM, com a qual se pretende divulgar trabalhos originais e de interesse académico, contando com mais de 80 títulos publicados. A autoria destes trabalhos não é exclusiva da comunidade de investigadores do Centro, acolhendo-se (e incentivando-se) muitos contributos produzidos fora dela.

O CHAM edita cinco revistas científicas de carácter internacional: Anais de História de Além-Mar, Cultura, Bulletin of Portuguese/Japanese Studies (BPJS) e Res Antiquitatis, estando as três primeiras indexadas nas principais bases de referenciação. As revistas publicadas pelo CHAM têm conselhos redactoriais formados, maioritariamente, por especialistas externos e estrangeiros, incorporam um sistema de arbitragem de acordo com padrões internacionais e publicam, sobretudo, estudos de investigadores também externos. As revistas  estão também disponíveis em acesso aberto.

O Centro é ainda responsável pela edição de colecções de estudos e de fontes – Estudos & Documentos e ArqueoArte – cujo objectivo é divulgar resultados de projectos de investigação e trabalhos elaborados no âmbito de encontros científicos. Além destas iniciativas editoriais, o CHAM também co-edita e apoia publicações de outras instituições científicas. Este conjunto de colaborações é designado por Extra Colecção. 

As edições do CHAM (periódicos e colecções) estão disponíveis para permutas com publicações de outras instituições. Para mais informações ou para a apresentação de uma proposta, queira enviar uma mensagem para cham@fcsh.unl.pt.