HOMEEnglish
Edições CHAM

A edição de publicações científicas é uma das principais linhas de actuação do CHAM e tem por objectivo divulgar trabalhos originais e de interesse académico, contando com mais de 80 títulos publicados. A autoria destes trabalhos não é exclusiva da comunidade de investigadores do Centro, acolhendo-se (e incentivando-se) muitos contributos produzidos fora dela.

O CHAM edita cinco revistas científicas, com conselhos editoriais e científicos que incluem especialistas externos e estrangeiros. Incorporam um sistema de arbitragem de acordo com padrões internacionais e publicam, sobretudo, estudos de investigadores também externos. Três estão indexadas nas principais bases de referenciação e indexação.

O Centro é ainda responsável pela edição de quatro colecções de livros cujo objectivo é divulgar resultados de projectos de investigação.

Além destas iniciativas editoriais, o CHAM também co-edita e apoia publicações de outras instituições científicas. Este conjunto de colaborações é designado por Extra Colecção. 

 

Submissão de propostas

As revistas acolhem submissões de propostas de artigos, espontâneas ou em resposta a chamadas para artigos. Para mais informações, consultar os Websites das revistas.

As propostas de livros devem ser submetidas em resposta a Chamadas para Livros, abertas periodicamente pelo CHAM.

A submissão de trabalhos é gratuita. Não há encargos associados ao processamento ou publicação de artigos, capítulos ou livros.

 

Avaliação científica

Todas as publicações das Edições CHAM são submetidas a arbitragem científica externa, em regime de blind review, com menção do nome do(s) árbitro(s) na publicação final. 

 

Norma bibliográfica

O CHAM adopta como norma bibliográfica a «Autor-Data» do Chicago Manual of Style, disponível online e na Biblioteca do Centro (cota: 665(038) CHI).

 

Direito de Autor 

O conteúdo dos trabalhos é da responsabilidade dos seus autores e não do CHAM.

A aceitação de um texto para publicação supõe a transmissão dos direitos de copyright para o editor. 

Os direitos sobre as eventuais imagens introduzidas nos artigos são da exclusiva responsabilidade dos autores, o que deverá ser comprovado documentalmente, nos casos em que se aplique. A menção ao copyright fará parte da ficha técnica. 

 

Acesso Aberto

Todas as publicações do CHAM seguem a política de acesso aberto, estando prevista a atribuição de DOI para breve. 

Após a publicação, o CHAM reserva-se o direito de disponibilizar todos os conteúdos em acesso aberto no RUN – Repositório da Universidade NOVA de Lisboa, abrangidos por uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0).

 

Permutas

As Edições CHAM (periódicos e colecções) estão disponíveis para permutas com publicações de outras instituições. Para mais informações ou para a apresentação de uma proposta, queira enviar uma mensagem para cham@fcsh.unl.pt.