Recursos

HOMEEnglish
Documentação

Documentação histórica sobre as relações entre Portugal e Marrocos

A pesquisa, inventário, estudo e divulgação da documentação histórica referente à história da presença portuguesa na região meridional de Marrocos foi uma das premissas essenciais de um dos projectos de investigação do CHAM. Nesta área reúne-se a base de dados de toda a documentação consultada, um inventário dos espécimes cartográficos e iconográficos disponíveis, publicam-se fontes históricas inéditas e disponibiliza-se em formato digital a importante colecção Les Sources Inédites de l’Histoire du Maroc

Glossário Toponímico da Antiga Historiografia Portuguesa Ultramarina

Glossário Toponímico da Antiga Historiografia Portuguesa Ultramarina No âmbito do projecto da Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, procedeu-se ao levantamento dos topónimos do Oriente existentes nos 4 volumes do Glossário Toponímico da Antiga Historiografia Portuguesa Ultramarina, da autoria do Visconde Lagoa, onde se identificam reinos, províncias, distritos, cidades, portos, vilas, aldeias, lugares, serras, mares, rios, lagos e baías designados em impressos e manuscritos da antiga historiografia portuguesa ultramarina com nomes distintos dos actuais. Com esta iniciativa procura-se garantir o livre acesso a uma adaptação desta publicação.

Revista Penélope

Reúnem-se neste site os 31 números da revista Penélope, cuja primeira série de publicação se iniciou em 1988 e se concluiu em 2004/2007.Através desta iniciativa, apoiada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e pelo Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, procura-se garantir o acesso a uma publicação que durante cerca de duas décadas foi um marco incontornável na historiografia portuguesa e ibero-atlântica.

Genealogias dos Vice-Reis e Governadores

As Genealogias dos Vice-Reis e Governadores do Estado Português da Índia no século XVI são parte integrante de um projecto mais vasto desenvolvido pelo CHAM, em parceria com o Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Investigação Científica Tropical, que pretende estudar a origem e o estatuto dos principais oficiais que actuaram no Estado Português da Índia durante o século XVI.

Oficiais do Estado da Índia (temporariamente indisponível)

O projecto A Nobreza e o Estado da Índia no século XVI visa essencialmente, estudar o estatuto e o percurso dos nobres e oficiais que contribuíram activamente para a construção do Estado Português da Índia. A concretização deste projecto beseia-se na criação e desenvolvimento da Base de Dados dos Nobres e Oficiais do Estado da Índia no século XVI. As informações nela contida são provenientes da leitura e análise de diversas colectâneas documentais e de estudos da especialidade.

Pensando Goa - Letras, Artes & Ciências Humanas

O website Pensando Goa - Letras, Artes & Ciências Humanas é resultado da iniciativa de um conjunto de pesquisadores, oriundos de instituições localizadas em vários países, que compõem o grupo DAYAJ GOA. Sua finalidade é divulgar trabalhos académicos sobre Goa, assim como documentos, textos literários e trabalhos artísticos, contemplando as áreas de Letras, Artes e Ciências Humanas, com o intuito de constituir um vasto repertório interdisciplinar de reflexão sobre aquela antiga colónia portuguesa, presentemente o Estado mais pequeno da União Indiana. Está alocado no LIA (Laboratório de Interlocuções com a Ásia) e associado ao CELP (Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa), ambos da FFLCH-USP, e ao projecto temático Pensando Goa – uma peculiar biblioteca de língua portuguesa, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (proc. 2014/15657-8).

Série de artigos sobre a história da editora Romano Torres

Estes artigos breves são um contributo para a história da edição portuguesa, abarcando temas tão diversos como a censura a livros ou a descoberta duma nova ilustração de Almada Negreiros no acervo da Romano Torres. Desta série, disponível na íntegra no website Romano Torres, destacamos os seguintes textos: - «As misteriosas capas da colecção "Grandes Mistérios, Grandes Aventuras"»; - «Antigo colaborador da Romano Torres reedita livro sobre Eusébio»; - «Quando Pinóquio e Sinbad eram censurados»; - «Apreenderam o livro errado!»; - «A descoberta duma nova ilustração de Almada».